Você sabia que sexo faz bem à saúde?

  • Dr. Eraldinho
  • 02/03/2014 16:01
  • Doutor Eraldinho

A sexualidade continua sendo um tema polêmico e cercado de muitos mitos e tabus. Também não é falso dizer que o liberalismo sexual nos últimos tempos tem trazido consequências danosas a nossa sociedade. O aparecimento do vírus da AIDS, a maior incidência e prevalência das doenças transmitidas pelo sexo bem como o número cada vez maior de gestações indesejadas em adolescentes com idades cada vez mais precoces, são alguns dos problemas de saúde pública desencadeados pela atividade sexual descuidada e inconsequente.

Outro dia numa cidade aqui do sertão estava fazendo uma ultrassonografia gestacional numa paciente de apenas 13 anos de idade. Ao iniciar o exame notei que na barriga da paciente já tinha uma cicatriz cirúrgica e perguntei a ela: “ minha jovem, você tem apenas 13 anos, que cicatriz é esta? ”. E ela me respondeu: doutor, essa cicatriz é do parto cesareano do meu primeiro filho que tive aos 11 anos de idade”. Ou seja, o que parecia uma surpresa numa gravidez de 13 anos transformou-se em perplexidade quando a mesma me revelou que já era o segundo filho e que tinha engravidado pela primeira vez com 11 anos de idade.

Estamos no CARNAVAL. Eita festa boa !! Alegria, criatividade, emoção, empolgação, relaxamento, agitação, descanso, amor, SEXO... Mais ou menos uma semana com todos estes ingredientes juntos. Os colegas que trabalham em maternidade sabem: daqui há mais ou menos dois meses começam a chegar, em número bem maior, os casos de abortamento. Ao conversar com as pacientes as mesmas afirmam que foram gestações indesejadas no período do Carnaval. Um risco não só pelo quadro de sangramento, mas se analisarmos bem, da mesma forma que engravidou “ sem querer” poderia também ter contraído uma doença venérea qualquer. Por isso meus conterrâneos sertanejos: VAMOS USAR A CAMISINHA!

Mas o leitor deve estar intrigado e perguntando: mas a matéria não era sobre os benefícios do sexo para saúde? Sim. Mas não poderia deixar de fazer esta abordagem inicial de alerta. Tudo na nossa vida tem que ter uma grande dose de equilíbrio. Nada é absoluto. Ou seja, nada é 100% bom. Tudo tem o lado positivo e o negativo.

E a pergunta que não quer calar: Sexo faz bem a Saúde? Como assim?

Uma pesquisa da USP revela que 70% dos homens brasileiros fazem menos sexo do que dizem nas conversas ou pesquisas. Ou seja, contam um pouquinho de vantagem mas na hora H não tem comparecido. Quem sabe depois de saber algumas vantagens do sexo para saúde não vão transformar um pouco mais a teoria em prática.

 Vejam só quantas vantagens obtemos para a Saúde aumentando a frequência da atividade sexual:

- Diminui a Enxaqueca. Atenção aos enxaquecosos! Os hormônios (endorfinas) liberados durante o orgasmo diminuem a frequência da enxaqueca!

-  Diminui o risco de infarto e derrames.

- Diminui o estresse.  Consequentemente melhora o sono, o humor e o relacionamento com o parceiro.

- Queima calorias. Alô alô quem está fazendo dieta mas com preguiça de frequentar academias, pode queimar mais ou menos 170 calorias por hora de uma maneira pra lá de prazerosa.

Diminui o risco de desenvolver câncer de próstata.

- Alô mulherada: o sexo pode diminuir as cólicas menstruais quando realizado no período pré-mentrual.

- Melhora o aspecto da pele e dos cabelos por aumentar os níveis de estrogênio e testosterona.

- Aumenta as defesas do organismo (imunidade) e melhora de alergias.

Pense num divertimento bom. Bom, barato e sobretudo SAUDÁVEL !

Porém não é demais dizer: ALÉM DA QUANTIDADE O MAIS IMPORTANTE É O SEXO COM QUALIDADE, DE MANEIRA SEGURA, E QUE SEJA PRAZEROSA PARA O HOMEM E PRINCIPALMENTE PARA A MULHER.

Mais uma vez deixo aqui o tema da próxima postagem desta feita sugerido pelo meu amigo e colega de Blog Hélio Fialho: RESSACA !!!

SAÚDE PARA TODOS !!! Obrigado e até a próxima !