CHIKUNGUNYA e ZIKA: que moléstia é essa!

  • Dr. Eraldinho
  • 23/07/2015 15:07
  • Doutor Eraldinho

São transmitidas pelo Aedes aegypti, têm sintomas semelhantes, como febre e dores musculares, mas possuem gravidades diferentes, sendo a dengue a mais preocupante.

A dengue é caracterizada por febre alta, dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele. Nos casos graves pode haver sangramentos (nariz, gengivas), dor abdominal, vômitos, hipotensão e tontura. Em casos extremos, pode levar a morte.

Na chikungunya o principal sintoma é a dor nas articulações de pés e mãos, que é mais intensa do que nos quadros de dengue. Além disso, também são sintomas: febre repentina acima de 39 graus, dor de cabeça, dor muscular e manchas vermelhas na pele. Os sintomas duram entre 10 e 15 dias, mas as dores articulares podem permanecer por meses e até anos. Complicações sérias e morte são muito raras.

Os principais sintomas da doença provocada pelo zika vírus são febre intermitente, erupções na pele, coceira e dor muscular. A evolução é benigna e os sintomas geralmente desaparecem espontaneamente num período de 3 até 7 dias. Não há registro de casos de morte. A complicação mais grave é a síndrome de Guillain-Barré, que aparece cerca de 10 dias após ter tido a doença. Essa síndrome causa paralisia muscular e pode evoluir para insuficiência respiratória.

As pessoas que apresentem esses sintomas devem procurar atendimento médico. O tratamento é feito com analgésico e antitérmico, além de repouso e hidratação.

A prevenção deve ser baseada no combate ao mosquito transmissor, eliminando os criadouros, tampando os reservatórios e caixas d’água.

Contem sempre comigo! VAMOS CUIDAR DA SAÚDE!