MELHOR EM CASA !

  • Dr. Eraldinho
  • 01/07/2014 16:23
  • Doutor Eraldinho

O sucesso no tratamento de uma doença depende de vários fatores. Sem dúvida, ter um bom hospital em sua cidade, com acesso a exames, bons equipamentos e sobretudo com bons profissionais de saúde, é importantíssimo para qualquer comunidade. Em nosso país, infelizmente, as unidades hospitalares com essa boa estrutura são muito raras. Na maioria dos casos a boa estrutura da rede hospitalar está restrita ao público privado, ou seja, longe do SUS. Além disso, alguns problemas de saúde respondem melhor ao tratamento quando a assistência é feita na própria residência do paciente.

A recuperação por exemplo de um paciente que teve um AVC ( derrame cerebral ), e que precisa controlar a pressão arterial, fazer fisioterapia, fazer controle de escaras, ter uma dieta alimentar adequada, entre outros cuidados, é melhor que seja feita num hospital ou na casa do paciente? Claro que cada caso tem a sua particularidade. Mas de maneira geral, a recuperação no próprio domicílio traz muitos benefícios para o paciente.

O aspecto psicológico de estar em casa, junto da família, sem os riscos de contaminação hospitalar, são fundamentais para uma recuperação mais rápida e mais confortável para o paciente. Mas como conseguir dar essa assistência fora de um hospital, ou fora de clínicas de reabilitação.

O SUS desde a sua criação, comtempla este tipo de assistência domiciliar. Porém, este tipo de assistência, de maneira integral, começou a sair do papel apenas no ano passado. Digo de maneira integral, porque os PSF’s também têm essa função de fazer visitas domiciliares, mas não contam com equipe multidisciplinar, ou seja, geralmente contam apenas com médico e equipe de enfermagem e a maioria dos procedimentos do PSF é feita nos postos de saúde e muito pouco no domicílio. Esse modelo de assistência está sendo implantado pelo Ministério da Saúde em muitos municípios do país.

É o Programa MELHOR EM CASA! Trata-se de uma equipe multidisciplinar que conta com MÉDICO, ENFERMEIRO, FISIOTERAPEUTA, NUTRICIONISTA, PSICÓLOGO, FONOAUDIÓLOGO, ASSISTENTE SOCIAL, ALÉM DE TÉCNICOS DE ENFERMAGEM que fazem trabalhos diários, em regime de escala, trabalhando todos os dias inclusive feriados e fins de semana. Isso possibilita uma boa assistência no controle de feridas e escaras principalmente dos pacientes idosos e acamados. Ou seja, a troca de um curativo num dia de domingo, que o paciente com dificuldade de locomoção tinha que fazer num hospital ou por um familiar que não está habilitado, e sem material adequado muitas vezes, agora é possível com os técnicos de enfermagem, na residência do paciente, diariamente, nos pacientes cadastrados no programa.

O Programa também conta com uma viatura e um motorista que faz o transporte da equipe. Dessa forma, o paciente cadastrado, recebe toda semana, a visita destes profissionais citados. Um Programa que de fato faz a diferença. Num contexto de Saúde tão precário em que vivemos, um atendimento no domicílio do paciente, com assistência médica, enfermagem, fisioterapia, orientação de nutricionista e fonoaudiólogo, agilização de exames com assistente social, trabalho psicológico do paciente e também familiares, além da equipe de técnicos de enfermagem fazendo trabalho diariamente, é algo muito positivo para estrutura da Saúde em nosso país. Vamos rezar para que não seja apenas uma medida eleitoreira e passageira. Que o Ministério da Saúde continue investindo para ampliar o Programa. Você leitor, cobre de seu gestor.

Procure saber porque ele não instalou ainda esse Programa em sua cidade. Sabe-se que o recurso para esse Programa é superior ao recurso que vem para os PSF’s. Em Alagoas temos conhecimento de experiências positivas do Programa Melhor em Casa. Marechal Deodoro foi um dos municípios pioneiros a instalar o Programa e com bons resultados segundo o Secretário de Saúde Augusto César Andrade. Em nosso Sertão, SANTANA DO IPANEMA foi o município pioneiro com uma equipe do Programa que funciona desde janeiro deste ano e com resultados muito positivos. Parabéns ao Prefeito Mário Silva e a Secretária de Saúde Petrúcia Matos pela implantação deste Programa e que possa inspirar outros municípios do nosso Sertão para fazer da Saúde uma prioridade.

SAÚDE PARA TODOS!

OBRIGADO E ATÉ A PRÓXIMA !!!