Vamos prevenir o câncer de mama

  • Dr. Eraldinho
  • 16/03/2014 12:39
  • Doutor Eraldinho

Para prevenir determinada doença precisamos estar informados de quais são os seus fatores de risco, ou seja, quem tem mais probabilidade de adquirir uma doença ou não. No caso do câncer de mama, a exposição prolongada ao estrogênio (hormônio feminino) é o principal fator desencadeador segundo os estudos científicos. Mulheres que começaram a menstruar cedo, que tiveram poucos filhos, obesas, acima de 35 anos de idade e com história familiar de câncer de mama são, portanto, mulheres com esse perfil de maior risco. A idade é importante, pois quanto mais velha maior também o tempo de exposição estrogênica. Isso é bem comprovado quando analisamos as estatísticas do Ca de Mama nos últimos anos. Podem observar: antigamente a mulher tinha 05, 10, 15 filhos. Minha vó materna teve 19 filhos. Estas gerações de mulheres foram menos acometidas pelo câncer de mama. Hoje em dia as mulheres têm cada vez menos filhos (02, 01, nenhum) e a frequência do Ca de Mama cresceu bastante. Outros fatores de risco observados nos trabalhos científicos são a ingestão regular do álcool e o tabagismo. E não adianta esta história de dizer que fuma pouco. Segundo estudo publicado pelo Jornal Daily Mail, popular jornal britânico, fumar 100 cigarros durante toda sua vida aumenta o risco de adquirir o Ca de Mama em 30%.

Como é um tumor extremamente agressivo, é necessário detectá-lo precocemente, ou seja, diagnosticando no início a chance de cura é bem maior. Como os sintomas do câncer de mama são poucos e aparecem mais já numa fase avançada da doença, é necessário que a mulher faça o exame clínico através da palpação da mama por profissional médico habilitado, e o exame de MAMOGRAFIA. A palpação da mama detecta os nódulos mais superficiais e aqueles com mais de 1 cm. Por isso a mamografia é extremamente importante. Ela consegue detectar nódulos menores que 1 cm, ou seja consegue diagnosticar o nódulo num estágio mais inicial.

Segundo o Colégio Brasileiro de Radiologia a mulher deveria realizar sua primeira mamografia a partir dos 35 anos de idade. Já o Ministério da Saúde orienta as mesmas a fazer sua primeira mamografia a partir dos 40 anos de idade. A falta de consenso parece existir por uma guerra de interesses. Os radiologistas querem fazer mais exames e o Ministério da Saúde parece querer sempre economizar com a saúde do povo. Como médico ou profissional da Saúde devemos ter em mente sempre o interesse do paciente respeitando a literatura médica e os estudos científicos. Se há benefício para mulher em diagnosticar o tumor na fase inicial, principalmente para aquelas com perfil de maior risco, então devemos solicitar a mamografia a partir dos 35 anos ou até antes, a depender de cada caso. O exame de ultrassonografia também é importante, porém não deve ser usado isoladamente para prevenção do câncer de mama, ou seja, ele complementa aqueles exames de mamografia onde existe alguma dúvida no diagnóstico.

O câncer de mama no homem também existe mas é extremamente raro.

Fazemos então um apelo às mulheres: previnam-se, cuidem-se. Muitas vezes arranjamos tempo para outras coisas mas dizemos que não temos tempo para ir ao médico ou fazer um exame. Os maridos também devem, por amor as suas esposas, estimula-las a fazerem seus exames preventivos.

Lembrem-se então das dicas para prevenção do CÂNCER DE MAMA:

 - Manter o peso adequado com dieta pobre em gordura animal;

- Atividade física pelo menos 04 vezes por semana;

- Auto-exame das mamas: a própria mulher ter o hábito de examinar sua mama e procurar um médico caso note algo diferente.

- Exame médico regular: através da palpação da mama;

- Mamografia e Ultrasson a partir dos 35 anos.

 

Medidas simples que evitam um problema bem mais sério e bem mais complicado quando encontrado numa fase mais avançada.

 

SAÚDE PARA TODOS! Próximo tema: PREVENÇÃO DO CÂNCER DE PRÓSTATA !

 

Obrigado e até a próxima !!!