Multidão participa da marcha pela implantação do Campus da UFS no sertão sergipano.

  • Redação
  • 12/08/2011 07:45
  • Cidades

Milhares de alunos, educadores, autoridades políticas e comunidade em geral, dos municípios que compõem o sertão sergipano, participaram nesta ultima quinta-feira, 11, no município de Poço Redondo, da Macha pela Implantação do Campus da Universidade Federal de Sergipe no Sertão, o movimento saiu do assentamento Queimada Grande e prosseguiu até o ginásio poliesportivo, na sede do município, onde encerrou com uma audiência pública.

“A luta pela UFS só ta começando. Hoje foi forte, lindo e emocionante, a comunidade ta organizada e vamos continuar assim sem deixar essa bandeira cair. O sertão merece ensino de qualidade, gratuito e acessível”, comentou Eliane de Moura Morais, secretária de Educação de Canindé, maravilhada com a multidão que compareceu ao evento, principalmente a classe estudantil.

O Território do Alto Sertão Sergipano é o maior em dimensão territorial de Sergipe, ocupa 23% de toda superfície do estado. Segundo dados oficiais do IBGE, sua população é de 137.926 habitantes. Tem o menor índice de Desenvolvimento Humano do estado – IDH (0.575). É ainda o território que possui o 2º maior PIB (Produto Interno Bruto) do estado que corresponde a 11%. Este território é possuidor do maior rebanho bovino, sendo responsável por 46% da produção de leite do estado. Aqui se encontra a 2ª maior produção de milho e feijão do estado. O território possui ainda um grandioso e diversificado acervo cultural e turístico.

Há no Alto Sertão Sergipano uma forte atuação de sujeitos sociais: existência de comunidades quilombolas e indígena; grupos produtivos de mulheres; agricultura camponesa; atuação do coletivo de juventude do campo e cidade; forte presença de organizações e movimentos sociais; grupos culturais; Colegiado Territorial consolidado.

É neste chão e neste contexto que nasce em 2003 a luta pela implantação imediata do campus da UFS que se fundamenta neste contexto, na realidade do sertão e na necessidade de cada vez mais assegurarmos o direito ao acesso a uma educação pública e de qualidade, baseada no ensino, na pesquisa e na extensão, que objetive o desenvolvimento local na perspectiva cultural, política, social, ambiental e econômica.

Para nós, olhar a juventude do Alto Sertão Sergipano é também olhar para os desafios e sonhos que estão presentes na história e na vida do povo sergipano. Fatores como escassez de chuvas, falta da efetivação de políticas públicas e a desigualdade social, apresentam-se como desafios que condenam à juventude a ociosidade, ao subemprego e a não continuidade dos estudos. Poucos ainda conseguem se deslocar para a capital para continuar os estudos, porém com alto custo de sacrifício, principalmente financeiro por parte de suas famílias. Agregado a este, diversos outros, entre eles o distanciamento de suas origens.

É este contexto que faz com que o território do Alto Sertão se mantenha mobilizado lutando pela implantação imediata de um campus da Universidade Federal de Sergipe em terras sertanejas tendo em vista que o mesmo vai contribuir significativamente para seu desenvolvimento. Apesar do Sertão está incluído no projeto de expansão da Universidade, este ainda não nos contemplou, assim percebemos a necessidade de reforçar a nossa luta, por isso muitos momentos foram realizados: abaixo assinados; atos na UFS/São Cristóvão; audiências públicas, inclusive com Assembleia Legislativa; entre outros, longos processos de sensibilizações sociais do Sertão.