Governo finaliza entrega de máquinas em Ouro Branco

  • Redação
  • 15/08/2011 05:43
  • Cidades

Os agricultores familiares do município de Ouro Branco, no Sertão alagoano, estão sendo beneficiados com a doação de um lote de máquinas que vão compor os bancos comunitários de ferramentas. A entrega dos equipamentos faz parte de um convênio da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento e Prefeitura Municipal de Ouro Branco.

Foram repassadas aos agricultores, através de um termo de permissão de uso, uma batedeira de grãos, uma peneira vibratória e uma balança. “Os equipamentos vão ficar à disposição dos produtores no banco comunitário. Quando fizerem a colheita, eles vão lá e retiram para fazer o beneficiamento da produção”, explicou o secretário Jorge Dantas.

Os agricultores familiares do município já receberam do Governo do Estado, por meio da Federação das Associações Comunitária de Ouro Branco (Facob), seis batedeiras, três peneiras vibratórias e uma balança.
“Ao todo, o Governo está criando 150 bancos comunitários de ferramentas em todo o Estado, que têm como objetivo fortalecer a produção de grãos, reduzir os custos dos agricultores e promover aumento na renda”, destacou o secretário Jorge Dantas.

“A dinamização da produção de grãos reflete na segurança alimentar das populações em situação de vulnerabilidade social e econômica e no aumento da renda no meio rural, mediante a geração de novos postos de trabalho”, argumentou Inês Pacheco, superintendente de Fortalecimento da Agricultura Familiar da Seagri.

Além dos bancos de ferramentas, que devem beneficiar diretamente 12 mil produtores, a Seagri também está apoiando o fortalecimento e a criação de 600 bancos comunitários de sementes, que têm como objetivo dar mais autonomia aos agricultores, preservar as sementes crioulas e garantir o plantio na hora certa. “Todas as comunidades que estão montando os bancos de sementes estão sendo capacitadas em gestão e associativismo”, completou Inês Pacheco.