Vídeo: Prefeito pede agilidade no carregamento de caminhões pipas em manancial da Casal

  • Redação
  • 20/05/2012 21:00
  • Cidades

O prolongado período de estiagem não tem sido o único problema da seca no município de Água Branca. O desabastecimento de água da Companhia de Abastecimento e Saneamento de Alagoas (Casal) em comunidades da zona rural e a lentidão no carregamento dos caminhões pipa no manancial situado na cidade de Delmiro Gouveia têm preocupado o prefeito José Carlos Vieira (Professor Carlos) que pede ao governo do Estado uma solução.

Segundo Professor Carlos, neste período de seca, os problemas têm castigado ainda mais a população, principalmente das localidades mais distante da cidade. O gestor relata que mesmo tendo 6 caminhões do exército e 3 do município disponíveis, a demanda não está conseguindo ser atendida, já que os veículos não estão conseguindo cumprir suas metas de viagens diárias devido a demora no carregamento dos pipas no manancial.

A secretária de assistência social Albani Sandes Gomes alerta para o desabastecimento de água em comunidades da zona rural que, segundo ela, chega a ficar cerca de 20 dias sem o líquido, mesmo os moradores pagando seus talões corretamente. A secretária pede urgentemente uma solução.

Albani também sugere o uso da água de uma fonte localizada no município para o carregamento dos caminhões pipas. Segundo a secretária, a água é imprópria para consumo, mas já existe substância aplicáveis que permite seu uso normalmente. “A fonte está localizada em nossa cidade e pode facilitar ainda mais para a agilidade no carregamento dos caminhões.” Disse.

Nossa reportagem foi até o manancial e contatou uma longa fila de caminhões aguardando para serem carregados. Segundo um pipeiro identificado apenas como “Neguinho”, o tempo médio de carregamento chega a 15 min para um recipiente com capacidade de 15 mil litros. O profissional ainda relata que devido à quantidade de caminhões que abastecem, baixa o nível de água da fonte da Casal e os operadores dos motores da Companhia são obrigados a desligar as bombas para evitar algum dano. Com isso, a lentidão se torna ainda maior. Para o pipeiro deveria haver uma melhor distribuição dos carros para cada manancial para evitar grandes filas e lentidão.

O coordenador de produção e distribuição de água da Casal no Sertão, Hildaberto André, explica que a Companhia segue um cronograma elaborado de acordo com a capacidade de produção do reservatório. Segundo André, o manancial funciona de segunda a sexta-feira das 7 às 12 h e das 14 às 17 h e nos sábados das 7 às 12 h. O coordenador garante que a fonte tem suporte para atender a todos os caminhões cadastrados e orienta aos insatisfeitos que procurem a Defesa Civil para realizar a reclamação, já que ela é a contratante dos serviços da Companhia e responsável pela distribuição do número de caminhões pipas para cada manancial. No caso de Delmiro Gouveia, abastece caminhões do próprio município, Inhapi, Canapi, Mata Grande, Pariconha, Água Branca e Olho D’água do Casado.

Canal do Sertão

Aperreados com a seca castigante, os prefeitos de cidades próximas pedem o aceleramento nas obras do Canal do Sertão que estão prevista para ser concluídas em dezembro deste ano. Os gestores querem pedir ao governo do Estado que um trecho já pronto do Canal comece a funcionar para possivelmente servir de ponto de coleta de água pelos caminhões pipas ou até mesmo pela população vizinha.

Até a divulgação dos últimos registros da Defesa Civil em Alagoas, 33 municípios já tinham decretado estado de emergência devido à seca.