Fórum da Apicultura discute interesses de produtores do Sertão alagoano

  • Redação
  • 23/08/2012 16:52
  • Cidades

Foi realizada, nesta quinta-feira (23), a sexta reunião ordinária do Fórum Alagoano de Apicultura e Meliponicultura, na sede do Sebrae/AL. A Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), que participa da reunião como coordenadora do Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL), discutiu temas relativos aos arranjos. Entre eles, o projeto em parceria com a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), que visa adquirir duas unidades móveis de mel.

Para o secretário do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes, o pequeno negócio é tratado como prioritário dentro da gama de projetos do Governo do Estado. “Junto aos nossos parceiros, conseguimos resultados consideráveis para o desenvolvimento econômico de Alagoas nos últimos anos. A política desenvolvimentista do Estado nos permite trabalhar com a inclusão produtiva, oferecendo crescimento e geração de oportunidades em todas as regiões”, relatou.

Os principais beneficiados com as novas aquisições estão situados no Sertão alagoano. Cerca de 200 produtores das Cooperativas dos Produtores de Mel e Derivados LTDA (Coopmel) e dos Apicultores de Mel, Insumos e Derivados Apícolas em Alagoas (Copeapis) serão agraciados diretamente. Segundo a diretora de APLs da Seplande, Fátima Aguiar, esse número pode chegar a mil pessoas de forma indireta, ao considerar as famílias desses produtores.

“Juntas, essas duas cooperativas detém 3,3 mil colmeias, ocasionando a produção de 60,5 toneladas de mel de abelha por ano. A aplicação desse projeto irá fortalecer a atividade no Semiárido alagoano, com a melhoria da infraestrutura logística, aumentando a produção das casas de mel da região, além de oferecer acesso a novas tecnologias”, explicou.

Fátima também falou sobre o andamento do PAPL, além do edital de gestores, que ainda seleciona candidatos para APLs até esta sexta-feira (24), por meio de uma segunda chamada pública, elaborada pela Desenvolve – Agência de Fomento de Alagoas. Durante o processo de seleção, o órgão fará a escolha, em conjunto com a Seplande e o Sebrae, dos novos gestores para sete APLs.

“A figura do gestor é de extrema importância, uma vez que ele deve articular as movimentações que existirem no território em que seu APL atuar. Com o nosso quadro renovado, esperamos o máximo de proatividade, sempre buscando o sucesso para o programa como um todo”, expôs.