Secretaria da Educação empossa novos conselheiros escolares no Sertão

  • Redação
  • 25/09/2012 21:05
  • Cidades

O governo do estado, por intermédio da Secretaria da Educação e dos Esportes, empossou nesta terça-feira, 25, 788 novos conselheiros escolares entre titulares e suplentes que fazem parte do polo de Piranhas e que envolvem as 6ª, 8ª e 11ª Coordenadorias Regionais de Ensino (CREs). O evento foi presidido pela secretária-adjunta Josicleide Moura, representando o secretário Adriano Soares.

A Gestão Democrática, tem como propósito ampliar a participação das comunidades escolar e local na gestão das escolas públicas, bem como apoiar a implantação e o fortalecimento de conselhos escolares e instituir, em regime de colaboração com os sistemas de ensino, políticas de implantação e fortalecimento de conselhos escolares.

Os 788 conselheiros escolares são formados por alunos, professores,funcionário e pais, eleitos por voto direto durante o mês de agosto, e vão exercer a função por um mandato de dois anos e ainda terão atuação significativa nas decisões da escola no âmbito administrativo, financeiro e pedagógico.

Para a secretária-adjunta da SEE Josicleide Moura, a posse dos novos conselheiros tem um significado de grande relevância social, já que é por intermédio da gestão democrática que a sociedade participa efetivamente na construção da cidadania. “Nesse contexto é que pais, funcionários, professores e alunos se unem com um só objetivo, que é de melhorar cada vez mais o processo da educação em Alagoas”.

A secretária destaca ainda que com a integração entre os conselhos escolares é possível a construção coletiva de um projeto educacional no âmbito da escola, em consonância com o processo de democratização da sociedade. “O objetivo do governo é que haja ainda mais comprometimento e a participação dos segmentos envolvidos nos Conselhos Escolares”, afirma Josicleide Moura.

Paulo Roberto, coordenador da 11ª CRE, destaca que a posse dos novos conselheiros consolida o processo democrático nas escolas e a participação efetiva do Conselho representa o controle social da unidade escolar. “O propósito da Gestão Democrática é compartilhar responsabilidade entre a escola, a família e a sociedade dentro do processo de transformação”.

Novos conselheiros - Kátia Regina, professora da Língua Portuguesa da Escola Estadual Maria de Lourdes, localizada em Batalha, assume pela primeira vez como conselheira e destaca que seu papel no processo democrático escolar é o de colaborar, contribuir com as atividades da escola visando prioritariamente o desenvolvimento da unidade de ensino. “Minha função será de co-gestora juntamente com meus colegas de trabalho num único propósito: alavancar a melhoria da escola”.

Maria Edvane Rodrigues, professora de matemática da Escola Estadual Xingó I, foi a escolhida como oradora para falar em nome de todos os 788 conselheiros das CREs que compõem a região do Sertão alagoano. “A participação de cada conselheiro implica em mudanças de comportamento e visão sobre os serviços que as instituições educativas públicas realizam”, afirmou.

A oradora reconheceu ainda que o papel dos conselheiros escolares é participativo e, sobretudo, compartilhar e assumir conjuntamente as decisões e olhar a escola com os olhos de quem faz, e não apenas de que usa-os a seus serviços. “A escola na sua essência é composta não apenas de alunos, para o qual converte todo o trabalho pedagógico, nem de professores e funcionários; é também composta de pais que nela depositam suas esperanças e expectativas”, ressaltou Edvane.

Em Arapiraca - Nesta quarta-feira, 26, acontecerá os termos de posse de mais 1.280 conselheiros do polo de Arapiraca, que abrange a 3ª, 5ª e 9ª CREs. O evento será realizado no salão de festas Levino's Hall, a partir das 9h.