Vaca de agricultor familiar produz mais de 57 quilos de leite em torneio

  • Redação
  • 12/12/2012 08:05
  • Cidades

O criador José Gildo dos Santos foi o campeão do 1º Torneio Leiteiro de Produtores de Poço das Trincheiras, com uma vaca que produziu 57,75 quilos de leite em três ordenhas. Realizado na comunidade Patos, a competição serviu para mostrar os resultados das ações do projeto Balde Cheio e motivar o setor produtivo, que passa por dificuldades devido à estiagem prolongada que atinge a região.

A atividade foi realizada pela Associação Agropecuária de Produtores Familiares de Leite de Poço das Trincheiras (Agroleite), no início de dezembro, com apoio da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), da Emater/AL, por meio da Gerência Regional do Médio Sertão, e da Cooperativa Coopaz.

Na programação, os participantes acompanharam a palestra “Cultivo intensivo de palma: do plantio à colheita”, ministrada pelo zootecnista Cristian Cavalcante Félix da Silva, coordenador de campo do Programa Alagoas Mais Leite com a metodologia do projeto Balde Cheio, e pelo técnico agrícola Ideginaldo Rogério da Costa Correia, que orientou os agricultores na implantação dos módulos de palma adensada.

“É essa palma que garante o alimento do gado durante o período de escassez de chuva. É por meio dela, também, que o agricultor consegue produzir leite e obter renda”, comentou o superintendente de Desenvolvimento Agropecuário da Seagri, Hibernon Cavalcante.

Durante a palestra, segundo os técnicos, foram abordados os seguintes temas: escolha da área para plantio, análise e correção de solo, adubação e fundação, seleção de sementes, transporte das sementes, corte das sementes e descanso, preparo do solo, adubação de cobertura e orgânica, limpa manual e com herbicida, controle de pragas e doenças e corte.

Ao final do torneio leiteiro, o segundo lugar ficou com o criador Ginaldo dos Santos, dono da vaca que produziu 54,7 quilos nas três ordenhas, enquanto o terceiro lugar ficou com Gilbério da Silva de Freitas, cuja vaca produziu 43,67 quilos de leite. Entre os prêmios entregues a todos os 15 participantes da competição, estavam 25 quilos de ureia e 10 quilos de sal mineral para vacas em lactação.