Alegria e satisfação marca formatura das primeiras turmas do Polo UFAL em Olho d’Água das Flores‏

  • Redação
  • 21/12/2012 13:11
  • Cidades

O Polo Presencial da Universidade Aberta do Brasil (UAB) / UFAL, instalado em Olho d’Água das Flores, formou na última sexta-feira (14) as primeiras turmas. Ao todo foram 60 formandos, dos cursos de Pedagogia, Sistemas de Informação e Física.

Autoridades e alunos esbanjavam alegria e satisfação. “Este trabalho começou em 2006, quando fiz várias visitas a UFAL, viagens a Brasília e hoje estamos aqui para formar a primeira turma. Hoje é dia de comemorar. Lembro-me da aula inaugural, que aconteceu em outubro de 2007, acompanhei a chegada de todos os alunos e vi em todos a ansiedade de saber como seria tudo, igual quando cheguei a UFAL na década de 80. E, hoje, depois de 4 anos, vejo em seus olhos, o sabor da conquista e da vitoria”, ressaltou Carlos André dos Anjos, prefeito.

Feliz com o resultado do trabalho realizado, o coordenador do Polo, o Professor Rubens Alves, disse que a estrada continua e que muitas outras formaturas ainda virão. “A vocês, caros alunos, desejo muitas conquistas ainda, que não parem por aqui, vão em busca de outros cursos para se aperfeiçoarem mais inda, tais como Mestrado, Doutorado, Pós Doutorado e assim por diante. Que colham muitos frutos e tenham muitas vitórias. E que venham muitas outras formaturas em nosso Polo. Estaremos aqui para receber novas turmas e novos cursos. Satisfação, agradecimento e a estrada continua”, comemorou.

Estiveram presente ao grande dia, amigos e familiares do formandos, representando o Magnífico Reitor da UFAL Eurico Lôbo, o secretário adjunto da UAB Fernando Pimentel, Coordenadora dos cursos de licenciatura em pedagogia, Elza Maria Silva, Coordenador do curso de Física Kleber Serrae, a Secretária Municipal de Educação Claudenir Leite, a prefeita eleita Ester Damasceno e o Prefeito Carlos André dos Anjos.

Ensino a distância

Visando o crescimento educacional do país, o ensino a distância vem contribuindo para que muitos jovens e adultos consigam ingressar na universidade. Essa modalidade de ensino está crescendo no Brasil. Em 2008, o número de estudantes na graduação a distância chegou a 760 mil, aumento de 91% em relação a 2007.

A UAB foi criada com o intuito de proporcionar a esses “sonhadores” a oportunidade de cursar o ensino superior. Trata-se de um projeto do MEC, Empresas Estatais, Associação dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino e órgãos municipais, que proporciona cursos de graduação e pós-graduação semi-presenciais em parceria com instituições de ensino.