Problemas no sinal da TIM, em Água Branca, deixam população indignada

  • Redação
  • 27/12/2012 20:51
  • Cidades

Moradores do município de Água Branca reclamam da má funcionalidade do sinal da operadora TIM no município. Segundo os reclames, além do serviço não cobrir o território, na cidade, onde fica a torre da operadora, para usufruir da telefonia móvel, somente em lugares altos, como em casas de primeiro andar ou serras, o que para eles é um absurdo.

Um radialista da rádio comunitária local falou que há meses o problema existe e ninguém toma uma providência. “Chips e recargas estão à venda em vários locais na cidade, mas não temos um serviço de qualidade.” Disse o comunicador que não quis se identificar.

Um empresário disse que além da dificuldade ainda tem outros problemas funcionais. Ele relata que várias mensagens com alerta de erro são mostradas durante as muitas tentativas para se conseguir uma ligação. “Poderíamos simplesmente não usar seus serviços, mas se estão instalados aqui e venderam suas linhas, como usuários e consumidores de recargas, temos o direito de receber serviços de qualidade.” Disse o comerciante que preferiu preservar seu nome.

As reclamações dos água-branquenses não são as únicas, inclusive a operadora já chegou a ser proibida de comercializar seus chips no Estado de Alagoas enquanto não conseguisse resolver os problemas que estavam prejudicando os usuários. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) até multou a TIM e outras operadoras devido às inoperâncias em seus sistemas de telefonia móvel em algumas regiões do país, principalmente o nordeste.

A insatisfação com a TIM também é mostrada no resultado de uma enquete publicada no Portal Minuto Sertão que questionou como funciona a operadora na cidade de cada internauta. Diante das opções de resposta, 50,2% dos participantes concordaram que o serviço de telefonia celular é funcional de vez em quando, já 25,4% deles responderam que em suas cidades não tem sinal da TIM. Somente 16,7% conciliam que a operadora funciona normalmente em suas municipalidades, enquanto 7,7% dizem que não usam o sinal da TIM. A enquete ficou disponível no portal durante 58 dias e recebeu 1041 votos de computadores únicos.

A operadora não transmitiu uma resposta específica para o problema em Água Branca, mas informou que aderiu o Plano de Melhorias SMP que é um compromisso assumido com seus clientes e apresentado à Anatel para melhorar a qualidade da rede. Trabalho esse que se refere à ampliação, otimização e resiliência, que são ações preventivas para evitar interrupções e falhas dos serviços, cujo um dos objetivos é aumentar a capacidade de acesso do usuário.

O investimento total do Plano de Melhorias será de R$ 9,5 bilhões entre 2012 e 2014. Paralelo a isso, o projeto de modernização da rede, que se iniciou em 2011, contribui para as melhorias planejadas pela companhia. Junto com o plano de ampliação, aumentará a capacidade de acesso em 33% ainda esse ano.

A TIM ainda comunica que aperfeiçoa a rede, realizando ajustes pontuais para melhorar a qualidade de sinal nas áreas de cobertura atual. Trabalho esse que envolve monitoramento dos equipamentos, testes locais, medições de sinal, ajustes e manutenção, quando necessário.