Prefeito de Canapi se reúne com agricultores para anunciar medidas no combate à seca

  • Redação
  • 28/01/2013 07:15
  • Cidades

O prefeito de Canapi, Celso Luiz, e o secretário de agricultura, Madson Paulino, se reuniram na manhã do último sábado (26) com sindicalistas e representantes de associações rurais do município para anunciar as medidas que estão sendo tomadas pela administração municipal no combate aos efeitos da seca.

No encontro que aconteceu na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) da cidade e contou com a presença de pelo menos 20 líderes de associações, Celso falou da importância das ações do governo municipal para amortecer as consequências do logo período de estiagem que castiga os agricultores da municipalidade. Para o gestor, as chuvas que ocorreram recentemente apenas amenizaram o problema por alguns dias e não é o suficiente para ficar despreocupado. Ele alerta que a luta deve continuar.

O prefeito explicou que a prefeitura realizou com recursos próprios a contratação de 11 carros-pipa para tentar suprir as necessidades das povoações mais sofridas com a seca, principalmente as que ficam mais distantes da cidade.

Conforme Celso, o município disponibilizou máquinas retroescavadeiras para limpar as barragens localizadas em comunidades que estejam sofrendo com a seca, como é o caso do povoado Queimada Redonda, onde os trabalhos já começaram. “Pretendemos preparar e até reconstruir, se for o caso, estes açudes para que possam acumular as águas das chuvas que estamos esperando e assegurar o ‘líquido precioso’ por mais tempo nessas localidades.” Disse.

Na reunião que também contou com a presença de todos os secretários da administração pública, Celso Luiz informou que dentro dos planejamentos contra à seca ainda serão construídas 600 cisternas nas residências das populações mais sofridas da zona rural do município.

Celso Luiz terminou a reunião garantido que as ações anunciadas já estão em prática e que busca fornecê-las com a ajuda de políticos com quem tem parceria no Estado e em Brasília.