Governo entrega 6 mil aves e mais de 14 toneladas de ração a agricultores

  • Redação
  • 25/02/2013 12:47
  • Cidades

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), vai entregar 6 mil pintinhos e 14.400 quilos de ração a agricultores familiares de Santana do Ipanema e Palmeira dos Índios, na próxima quarta-feira (27).

A ação faz parte do Programa de Avicultura Familiar Sustentável de Alagoas (PAF), um dos projetos do Alagoas Tem Pressa, e será realizada na sede da Associação dos Avicultores, em Santana do Ipanema, a partir das 8h da manhã.

“Essa é mais uma iniciativa do Governo para as famílias do Sertão. Já comprovamos que a criação de galinha caipira, de forma organizada, gera ocupação e aumenta a renda das famílias. Para isso, contamos com parceiros que atuam em diversos setores da cadeia produtiva, fomentando a produção e a comercialização do produto”, afirmou o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, José Marinho Júnior.

As aves serão repassadas a agricultores familiares já cadastrados. Ao todo, mil produtores familiares em 14 municípios serão incluídos no PAF. Para isso, a cada mês a Seagri vai receber novos lotes de pintinhos e de ração. Cada produtor receberá 60 aves, sendo 30 de corte e 30 para postura. Após 90 dias, recebe mais 40 aves de corte, além de ração.

Para começar a atividade, os agricultores também receberão assistência técnica específica e terão prioridade para vender ovos e frango abatido ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) em seu município.

Além da Seagri, são parceiros do PAF a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), o Instituto de Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Alagoas (Ictal) e o Sebrae/AL.

Expansão

O PAF foi implantado de forma experimental em Santana do Ipanema, com apoio da prefeitura local e da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), o Instituto Globoaves e as empresas Globoaves e Novus. Ao todo, 100 produtores do município já foram beneficiados. Devido ao sucesso do programa em Santana, os agricultores fundaram a Associação de Avicultores do Sertão e agora servem de modelo para a expansão do PAF em 14 municípios.

“É muito importante para Alagoas ter a fixação do homem no campo e a otimização da agricultura familiar. No Estado, temos vários programas nesse sentido e contamos com apoio total do governador Teotonio Vilela”, ressaltou o secretário estadual da Agricultura, José Marinho Júnior.

“O PAF de Alagoas também vai ser exemplo para países africanos. Em 2011, recebemos a visita de técnicos e de representantes do governo de Moçambique interessados em conhecer o caso de sucesso de Santana do Ipanema”, comentou o secretário.