Programa de Avicultura Familiar repassa 18 mil aves em cinco municípios

  • Ascom - Seagri
  • 09/05/2013 15:34
  • Cidades

A Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri) já repassou 18 mil pintinhos para agricultores atendidos pelo Programa de Avicultura Familiar Sustentável de Alagoas (PAF), um dos projetos do Alagoas Tem Pressa.

Já foram beneficiados 300 agricultores de cinco municípios: Santana do Ipanema, Palmeira dos Índios, São José da Tapera, Olivença e Pão de Açúcar. Além dos animais, eles receberam 30 mil quilos de ração, capacitação e assistência técnica.

Ao todo, mil produtores familiares em 14 municípios serão incluídos no PAF. Além da Seagri, são parceiros do PAF a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), o Instituto de Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Alagoas (Ictal) e o Sebrae/AL.

“Os agricultores do PAF têm prioridade para vender ovos e frango abatido ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) em seu município. Por todos esses motivos, é um programa que dá certo, que gera renda e melhora a vida dos produtores”, comentou o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, José Marinho Júnior.

“São animais de ciclo curto, ou seja, são abatidos e vendidos mais rapidamente e a renda chega mais rápido aos agricultores. Muitos dos que foram beneficiados já investiram e aumentaram a atividade por conta própria, adquirindo mais matrizes poedeiras de ovos”, destacou o secretário adjunto da Seagri, Henrique Soares.

“É muito importante para um Estado como Alagoas ter a fixação do homem no campo e a otimização da agricultura familiar. No Estado, temos vários programas nesse sentido e contamos com apoio total do governador Teotonio Vilela”, ressaltou o secretário de Estado da Agricultura, José Marinho Júnior.

O PAF foi implantado de forma experimental em Santana do Ipanema, com apoio da prefeitura local e da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), o Instituto Globoaves e as empresas Globoaves e Novus. Ao todo, 100 produtores já foram beneficiados. Devido ao sucesso do programa em Santana, os agricultores fundaram a Associação de Avicultores do Sertão e agora servem de modelo para a expansão do PAF em 14 municípios.