Delmiro Gouveia sedia Audiência Pública sobre segurança

  • Redação
  • 25/05/2013 13:53
  • Cidades

Na manhã da sexta-feira (24), autoridades e a comunidade delmirense estiveram reunidas no Fórum Municipal para debater sobre a segurança pública no município e no Estado de Alagoas. A Audiência Pública, promovida pelo vereador Edvaldo Nascimento, teve como palestrante o juiz e presidente do Conselho Estadual de Segurança Maurício Brêda.

Além de Brêda, a mesa de abertura foi composta pela juíza Raquel David, o Deputado Estadual Inácio Loyola, o secretário de Estado da Promoção da Paz Jardel Aderico, o representante da Secretaria de Estado da Defesa Social Coronel Mendonça e o prefeito em exercício Valdo Sandes.

Edvaldo abriu o evento ressaltando o seu objetivo, de debater com a sociedade civil organizada os índices da violência e as ações que estão sendo realizadas para minimizá-la. “Para mim é uma grata satisfação estarmos aqui reunidos para discutirmos a segurança pública em nosso município. Que esta seja mais uma forma de contribuir com a redução da violência em Delmiro Gouveia e no Estado, debatendo os problemas e ouvindo da comunidade e os seus anseios”, disse Edvaldo. Em seguida, a juíza Raquel deu boas vindas ao público e ressaltou a importância do evento.

Em seu pronunciamento, o presidente do Conselho Estadual de Segurança falou sobre a competência do órgão e sua atuação no Estado, acompanhando todas as ações referentes à segurança pública. Maurício falou ainda sobre a composição do conselho e o envolvimento com as questões de violência.

Segundo o magistrado, de junho de 2012 para os dias atuais, o número de denúncias tem crescido consideravelmente e que a sociedade tem instituído a prática, o que tem contribuído para a resolução de diversos casos. “Este aumento significativo de denúncias é o reflexo de que a sociedade tem acreditado no agente púbico e que conseguimos dar resposta à sociedade”, frisou.  Ele falou ainda sobre o Plano Brasil Mais Seguro, implantado pelo Poder Judiciário, e alguns dados pertinentes.

Entre as ações efetivadas pelo Governo do Estado, o presidente parabenizou a construção do presídio do Agreste, que servirá para esvaziar as delegacias e Casa de Custódia de Arapiraca. Ele reforçou que até 2014 devem ser criadas mais duas mil vagas no sistema prisional do Estado e falou ainda sobre a contratação de policiais, oficiais, delegados, escrivães e agentes, o que refletirá em maior agilidade no combate à violência.

Finalizando a sua explanação, o presidente do conselho explicou que a sociedade também precisa se envolver neste combate e que é preciso, mais do que nunca, combater a droga, a falta de estudo e a falta de trabalho, que têm contribuído para que o indivíduo pratique a conduta criminosa.

Com esta mesma perspectiva, o secretário de Estado da Promoção da Paz, Jardel Aderico, reforçou que para combater a violência é necessário que sejam desenvolvidas, de forma eficaz, políticas públicas que insiram os indivíduos na sociedade. Dessa forma, estará promovendo “a convivência saudável e o desenvolvimento social da comunidade”. Aderico reforçou ainda que é preciso discutir a participação das famílias neste combate à violência. “A estrutura familiar é imprescindível para que possamos mudar a atitude e o comportamento da sociedade. É através da família que se desenvolvem ambientes saudáveis para as crianças, refletindo futuramente em uma comunidade melhor”.

O deputado Inácio Loyola parabenizou o vereador Edvaldo pela iniciativa e reforçou que a integração entre os diversos órgãos de segurança são imprescindíveis para que haja uma redução da violência. “A integração entre o Judiciário, o Ministério Público, a Defensoria Pública, polícias, forças armadas e sociedade são de grande importância para o combate a violência e ao crime”, falou.

Para o prefeito em exercício Valdo Sandes, para se combater à violência é necessário um investimento, por parte das administrações públicas, em cultura, esporte, lazer e educação. “Acredito que se houver um investimento nestas áreas as crianças e jovens não terão tempo de se dedicar às drogas e assim teremos como reflexo uma diminuição considerável desses índices”, disse Valdo, reforçando que é um defensor da escola em tempo integral para os alunos da rede pública municipal.

Finalizando os discursos, o Coronel Mendonça reforçou o trabalho da Secretaria de Estado da Defesa Social, o que tem refletido em considerável redução dos números de casos de violência. Ele também comemorou o fato de Delmiro Gouveia estar há 90 dias sem nenhum homicídio.

Após as explanações, foi aberto espaço para as colocações do público presente. As explanações foram realizadas pelo promotor João Batista, o delegado Rodrigo Cavalcanti, o promotor José Malta Marques, o Tenente Coronel Albuquerque, o Coronel Fontes, o professor Oberman, o professor da UFAL Flávio, o coordenador da Base do SAMU Ricardo Valença, a coordenadora da comunidade terapêutica para dependentes químicos Lucineide Brandão, o empresário Alexandre e o cidadão Antônio. 

Estiveram presentes ainda ao evento o juiz da 1ª Vara de Delmiro Gouveia José Neto; o comandante da Guarda Municipal Coronel Calaça; os vereadores Pedro Paulo, Henriqueta Cardeal e Kel; o presidente da Associação de Deficientes Físicos de Delmiro Gouveia (Adefideg) Benício; overeador por Água Branca Cargilson Lacerda e o representante da Guarda Municipal de Água Branca Araújo.

Fonte: Assessoria