Palestra sobre conflitos na escola será realizada nesta quarta-feira em escola de São José da Tapera

  • Redação
  • 28/05/2013 06:33
  • Cidades

Acontece, nesta quarta-feira (29), na Unidade Municipal de Ensino Agostinho dos Anjos, no Distrito de Caboclo, município de São José da Tapera, uma palestra que tem como tema “Os conflitos na escola começam em casa”. A palestra está marcada para as 19 horas e tem como objetivo conscientizar profissionais da área de educação, pais de alunos e outros membros da sociedade sobre o grande problema da violência escolar que vem atingindo as escolas brasileiras e, também, de outros países.

A iniciativa é da diretora daquela unidade escolar, Jeângela Gomes Motta, que está levando esta relevante ação preventiva para os funcionários da escola e para os pais de alunos, objetivando conscientizá-los sobre a origem do problema. Outras pessoas da comunidade também estão sendo convidadas para o evento.

O palestrante convidado é o conhecido profissional de comunicação, o nosso colega blogueiro Helio Fialho, ele que é especialista em Terapia de Família, teólogo, bacharel em Direito, pesquisador, escritor e vice-presidente do Instituto Sertanejo de Apoio ao Ser e Clínica Sertaneja de Apoio ao Dependente Químico.

Segundo Helio Fialho, a onda de violência escolar que vem assustando a sociedade brasileira e mundial tem origem dentro do lar, pois alunos e professores geralmente são alvos de algum tipo de violência dentro da própria casa e transportam seus traumas e repressões para dentro da escola. “Costumo comparar os alunos e professores vítimas de conflitos no lar a uma panela de pressão com válvula de escape obstruída, pois a qualquer momento pode explodir e causar sérios prejuízos ao ambiente”, diz Helio Fialho.

O palestrante ainda explica que é preciso envolver os conselhos escolares em ações preventivas contra este tipo de violência, pois a conscientização de pais de alunos, alunos, professores e demais funcionários da escola é de fundamental importância para a prevenção dos conflitos escolares.

Segundo, ainda, o terapeuta familiar e palestrante Helio Fialho, a raiz do problema da violência na escola está na família que, na maioria das vezes, é desestruturada e, por isso, seus membros vivem em permanentes conflitos geradores de traumas e estresses que por sua vez levam aos chamados desvios comportamentais. “A Terapia Familiar é uma das alternativas mais eficazes no combate à violência escolar porque também busca curar as feridas da alma provocadas pelos conflitos familiares”, concluiu o palestrante.

Por se preocupar em trazer para a sua escola uma palestra sobre um tema que está em evidência mundial, a diretora Jeângela Gomes Motta demonstra ter uma visão futurista e

sai na frente das demais escolas municipais e estaduais em funcionamento no sofrido estado de Alagoas. Parabéns, diretora, pela iniciativa! E as escolas ou os municípios interessados nesta palestra podem manter contato com a assessoria do palestrante através do telefone (82) 9317-0261.