Vídeo: Mariana Ferrer: Advogado de réu absolvido por 'estupro culposo' humilha vítima

  • O tempo
  • 03/11/2020 21:55
  • É Manchete
The Intercept/Reprodução

Um vídeo divulgado em reportagem exclusiva do “The Intercept Brasil” nesta terça-feira (3) mostra Cláudio Gastão da Rosa Filho, advogado do empresário André de Camargo Aranha, acusado de estuprar a modelo Mariana Ferrer, humilhando a mulher em uma sessão do julgamento. Ele mostra fotos à vítima, diz que ela posou em “posições ginecológicas” e, aos prantos, a mulher pede respeito.

O caso foi julgado em setembro, mas as imagens foram divulgadas apenas nesta terça. André de Camargo Aranha, o réu, foi inocentado, sob a cifra jurídica de que havia cometido “estupro culposo”, instrumento que não existe no código penal brasileiro que daria a entender que seria possível estuprar alguém sem saber. 

Protestos acalorados nas redes sociais levaram o tema a ser o mais discutido no Twitter brasileiro. “Estupro culposo é quando não há intenção de punir o estuprador”, escreveu uma usuária.

Figuras importantes do Judiciário, como o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), se manifestaram sobre o caso na rede social. 

“As cenas da audiência de Mariana Ferrer são estarrecedoras. O sistema de Justiça deve ser instrumento de acolhimento, jamais de tortura e humilhação. Os órgãos de correição devem apurar a responsabilidade dos agentes envolvidos, inclusive daqueles que se omitiram”, escreveu o decano.