Exclusivo: grupo de fraudadores da Nigéria chegou a faturar R$ 250 milhões com golpes; Veja vídeo

  • G1 Fantástico
  • 21/12/2020 16:21
  • É Manchete

Exclusivo: na Nigéria, um grupo parece fazer da fraude uma profissão. São os chamados Yahoo Boys, que aplicam golpes pela internet e fazem vítimas mundo afora.

Aqui no Brasil, em São Paulo, mais de 100 suspeitos ligados a essa rede internacional de golpistas foram presos esta semana. O Fantástico teve acesso aos detalhes da investigação que deu nome e rosto certos pra quem se escondia atrás de identidades falsas nas redes sociais e tirava dinheiro das vítimas. Uma fraude que soma R$ 250 milhões.

Os golpes são aplicados sempre de forma virtual; não existe o contato físico com o criminoso. É tudo fake: a quadrilha cria um personagem com uma história completa, com fotos de eventos em família, viagens, trabalho, passaporte, endereço. O único objetivo de tudo isso é atrair e conquistar a vitima de uma tal forma que ela faça qualquer coisa para manter um relacionamento amoroso.

Foi o que aconteceu com uma brasileira, que contou sua história e não quer se identificar. Ela tinha certeza de que estava conversando com um namorado canadense. Segundo delegado, na pandemia, esse grupo chegou a lucrar até cinco vezes mais com esse esquema só no estado de São Paulo.

Assista a reportagem completa: