Vídeo: Mulher é morta durante invasão ao Congresso americano; Biden fala em 'insurreição'

  • BBC
  • 06/01/2021 22:43
  • É Manchete
GETTY IMAGES

Uma mulher, civil e de identidade ainda não revelada, morreu baleada após conflitos entre policiais e manifestantes que invadiram a sede do Congresso americano nesta quarta-feira (06/01), durante o processo de certificação da vitória do presidente eleito Joe Biden.

Depois de uma grande manifestação que contou com a presença do atual presidente Donald Trump em frente à Casa Branca, alguns participantes marcharam até o Capitólio para denunciar o que consideram uma fraude eleitoral — o republicano afirmou aos presentes que eles e seus apoiadores "nunca concederiam" a vitória de Biden.

Após enfrentar policiais nas entradas do Congresso, algumas pessoas conseguiram entrar no prédio, o que levou à suspensão das sessões no Senado e na Câmara e ao bloqueio de acesso aos corredores das duas casas.

Segundo Kayleigh McEnany, porta-voz da Casa Branca, a Guarda Nacional foi convocada para controlar a situação.

Representantes do Senado e da Câmara afirmaram que, mesmo após os conflitos, as sessões devem ser retomadas ainda na noite desta quarta-feira.

A certificação, que normalmente é uma mera cerimônia de formalização, se tornou um evento repleto de emoções e controvérsias neste ano, uma vez que Trump se recusa a reconhecer a idoneidade do processo eleitoral e sua derrota.

Vídeos postados por jornalistas nas redes sociais mostraram confrontos entre policiais e manifestantes nos corredores do Capitólio.

O vice-presidente Mike Pence, que presidia a sessão de certificação, foi levado para um local seguro, enquanto outros parlamentares se abrigaram em seus gabinetes.

Funcionários do Congresso e jornalistas presentes no local relataram ter recebido ordens de se resguardar e colocar máscaras contra gás lacrimogêneo.

Os apoiadores do republicano que conseguiram entrar no Capitólio gritavam "We want Trump" ("Queremos Trump") e tiravam fotos com estátuas e outras instalações da construção histórica.

Redes sociais retiram vídeo e conta de Trump

Em vídeo gravado na Casa Branca e publicado no Twitter, Trump chegou a pedir que os invasores do Capitólio voltassem para casa. Horas depois, a rede social suspendeu a conta do presidente por pelo menos 12 horas afirmando que as mensagens dele questionando a integridade da eleição tinham relação com os atos de violência.

"Sei da sua dor. Sei que está machucado", afirmou Trump no vídeo, alegando falsamente que a eleição foi "roubada".

"Todo mundo sabe disso. Especialmente do outro lado (oponentes). Mas vocês precisam ir para casa agora."

O Facebook e Youtube também removeram conteúdo postado pelo presidente com justificativas parecidas.

Minutos antes do pronunciamento de Trump, o presidente eleito, o democrata Joe Biden, havia feito um discurso desde Wilmington, Delaware, pedindo que Trump desse "um passo à frente" e pedisse na TV "o fim desta ocupação".

"Não é um protesto, é uma insurreição", afirmou Biden, cobrando que os apoiadores de Trump "recuam e permitam que o trabalho da democracia siga em frente".

Veja o vídeo com imagens da invasão ao congresso americano: