Vídeos: Enfermeira de 54 anos é a primeira pessoa a receber vacina contra Covid no Brasil

  • G1 Fantástico
  • 18/01/2021 01:57
  • É Manchete

Minutos depois da autorização da Anvisa para o uso emergencial de duas vacinas contra Covid, uma enfermeira, em São Paulo, recebeu a primeira dose da CoronaVac. A aplicação do imunizante provocou uma troca de acusações entre o governador de São Paulo e o Ministro da Saúde. Junto com Mônica Calazans, mais de cem pessoas foram vacinadas no Hospital das Clínicas, o maior de São Paulo.

Eram 15h30 quando Monica Callazans, de 54 anos, enfermeira do Hospital Emílio Ribas, recebeu a injeção que entrou para história. Depois de participar da entrevista ao lado do governador João Doria e de autoridades do estado, ela falou com exclusividade para o Fantástico.

Monica participou dos ensaios clínicos da CoronaVac, no Instituto Butantan. Durante o estudo, recebeu placebo, uma substância sem efeito. Como voluntária da pesquisa, a enfermeira acabou sendo escolhida para receber a primeira dose da CoronaVac.

“Estou na pandemia desde o início, há 10 meses, trabalhando incansavelmente em dois hospitais. Eu falo com segurança e propriedade: não tenham medo, é a grande chance que a gente tem de salvar mais vidas”, disse Mônica.