Irmã de paciente internado em estado grave com Covid-19, acusa Secretaria de Saúde de negligência durante socorro médico em Monteirópolis

  • Redação
  • 06/05/2021 14:50
  • Cidades
Reprodução/ You Tube
Monteirópolis, Sertão de Alagoas
Monteirópolis, Sertão de Alagoas

A irmã de um paciente e morador da cidade de Monteirópolis, Sertão de Alagoas, acusa a Secretaria de Saúde do município de negligência durante socorro prestado ao mesmo. Segundo relatou Joelma Nunes ao Minuto Sertão, seu irmão identificado como: Ivanilson Alexandre da Silva, de 39 anos, teria adoecido no dia 25 de Abril. O mesmo teria se dirigido ao posto de saúde da cidade e o médico havia o receitado uma medicação injetável e outras, Ivanilson teria as tomado. ele recebeu ainda como orientação que ficasse em isolamento e 10 dias depois realizasse o teste do Covid, já que seus sintomas eram semelhantes ao da doença.

“No dia 01 de maio, ele voltou ao posto de saúde se queixando de fraqueza, falta de apetite iam mandar ele pra Santana, mas chegou médico no Posto e o mesmo o consultou e passou outra medicação ele voltou pra casa. Na segunda feira dia 03, ele foi ao posto muito fraco, e a febre não cessava, fizeram o teste pq já tinha passado os 10 dias e deu positivo para covid. O médico fez outra receita mandou ele pra casa,e disse que a fraqueza era da doença. Durante esses dias todinhos não olharam se quer uma única vez a saturação do pulmão dele por o oxímetro. Na terça ele voltou ao posto dizendo que não estava conseguindo dormir queria um remédio para dormir o médico receitou uma medicação e mandou ele pra casa. Na quarta ele não acordou mais”, relatou Joelma Nunes.

“Minha cunhada me ligou falando que ele não falava mais, não abria os olhos, só roncava, espumava e se mexia inquieto fui correndo até a casa dele, quando cheguei lá que abri a porta do quarto o vi com as mãos e os pés ficando roxo. Ele estava agonizando, fui correndo a pé até o posto de saúde que é pertinho da casa, entrei chorando e pedindo socorro a recepcionista que ligeiro foi chamar o motorista de uma ambulância pra ir socorrê-lo. Chegando lá o motorista e meu noivo colocaram ele na ambulância que parou em frente ao posto de saúde para esperar o encaminhamento do médico, entrou uma técnica na ambulância para aferir a pressão dele,e um rapaz entrou e colocou um cilindro de oxigênio nele eu desesperada comecei a gritar e dizer que ele estava morrendo, aí disseram com o oxigênio ele iria melhorar. Fomos até Santana eu com ele atrás, ele agonizando por duas vezes percebi em meio ao desespero que a respiração dele parava, eu massageava o peito dele e gritava com o motorista que já tava com os ponteiros topados chegamos em Santana, no hospital Clodolfo, dando entrada lá foi direto para Uti".

“Como o oxigênio era do município de Monteirópolis, a maqueira pediu que o motorista aguardasse quando o enfermeiro pegou o cilindro pra entregar ao motorista me chamou e disse: “Moça, esse cilindro veio vazio, ele não secou no caminho, ele veio vazio”. Ele tava saturando em 33, 90% do pulmão comprometido e aí a médica me chamou e disse o que podemos fazer para salvar a vida do seu irmão e entubá-lo. Perguntaram de onde era o paciente, porque era absurdo um paciente no estado dele ser mandado para o hospital sem suporte nenhum”, concluiu a irmã do paciente, Joelma Nunes.

Conforme informações da irmã de Ivanilson, no momento, ele encontra-se internado em estado grave com 90% do funcionamento de seus pulmões comprometidos. Diante do teor da denúncia enviada a reportagem do Minuto Sertão, o espaço encontra-se facultado para que a Secretaria Municipal de Saúde de Monteirópolis, possa se pronunciar sobre o fato.