Decisão Judicial sobre perda de mandatos por fraude em cota de gênero atinge 6 vereadores eleitos de Major Izidoro, saiba quem são eles

  • Igor Ribeiro
  • 26/11/2021 18:26
  • Cidades
Divulgação
MDB
MDB

Com a decisão do Juiz eleitoral Lucas Carvalho Tenório de Albuquerque que determinou, em decisão publicada nesta sexta-feira (26), a desconstituição dos mandatos de todos os candidatos do MDB (eleitos e suplentes) nas eleições municipais de 2020, em Major Izidoro, Sertão de Alagoas. Seis vereadores são atingidos com a decisão. 

Esta decisão acata parcialmente uma Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME) proposta pelo partido Progressistas através do advogado Fábio Ferrario. O PP acusa o MDB de utilização fraudulenta de seis candidaturas femininas fictícias, para burlar o preenchimento do percentual mínimo obrigatório exigido por lei. 

A decisão atinge os seguintes vereadores eleitos pelo MDB,  no último pleito eleitoral de 2020, são eles: 

Júnior Barbosa, eleito o vereador mais votado com 932 votos, 

Chaveiro do Gado, eleito com 643 votos, ocupando a 4° colocação entre os mais votados, 

Zebinho Matos, 6° mais votado eleito com 557 votos, 

Chico Patrício, 7° vereador eleito com  506 votos, 

Demir Correia, 8° vereador eleito com 502 votos  

Marcelinho Wanderley, 9° vereador eleito com 460 votos.  

Assim como também todos os suplentes do partido: Elvis do Bambá, Vânio da CDI, Alex Viana, Marcio Balbino, Joseane Oliveira, Raquel Carvalho, Thiffany Rayane, Maria Soares, Josefa Santos e Elinete do Elias. 

O Advogado Fábio Ferrario destacou que a decisão é importante “em respeito às mulheres na política, pois evita fraudes no cumprimento da cota”.

“Ainda cabe recurso para o TRE para, a partir daí, surtir efeitos efetivos, com o afastamento, mas é muito rápida a tramitação. embora creio que inédita em Alagoas, por ser mérito”, concluiu Ferrario.