"Bulhõeslândia": Cidade comandada por líder do MDB na Câmara ignora ECA e não faz eleição neste domingo para Conselho Tutelar

  • Redação com Cada Minuto e Folha de Sã Paulo
  • 02/10/2023 00:15
  • Cidades
Internet

Todas as cidades brasileiras elegeram os membros de seus conselhos tutelares, neste domingo (01), à exceção de uma --Santana do Ipanema, que desde 2011 realiza eleição indireta para o órgão. O município de 46 mil habitantes fica no interior de Alagoas e é comandado quase ininterruptamente desde 2005 pela família do líder do MDB na Câmara, o deputado federal Isnaldo Bulhões Junior.

A lei municipal foi criada pela mãe de Bulhões, Renilde Bulhões Barros, que comandou a cidade entre 2005 e 2012. Hoje, a prefeita é sua filha, Christiane Bulhões Barros, e Renilde é a secretária de governo. O pai da atual prefeita e do líder do MDB na Câmara também já foi prefeito em duas ocasiões, a última entre 2016 e 2020.

Procurados, nem o deputado federal nem a prefeitura de Santana do Ipanema responderam à reportagem.

A lei é contestada na Justiça e já teve inclusive uma decisão na 1ª instância do TJ (Tribunal de Justiça) de Alagoas no início deste ano determinando que uma nova lei fosse editada em dez dias.

Ao invés disso, a prefeitura recorreu e o desembargador Paulo Zacarias da Silva emitiu uma liminar monocrática suspendendo a decisão até um julgamento do plenário do TJ. Até lá, segue valendo a lei municipal. A cidade, que hoje é comandada por Christiane Bulhões, que por sua vez é irmã do deputado federal Isnaldo Bulhões e líder do MDB na Câmara, poderia se chamar de “Bulhõeslândia”.