Orçamento municipal finalmente deve ser votado em Canapi

  • Redação
  • 16/01/2012 03:46
  • Márcio Martins

O clima é de expectativa entre os canapienses diante da possibilidade da aprovação do orçamento municipal na próxima terça-feira (17) pela câmara de vereadores, que deveria ter aprovado em 2011, mas que até hoje nunca submeteu o projeto a plenário, ocasionando a impossibilidade de utilização dos 39 milhões previsto para este ano.

Cercado de polêmicas e muita confusão, o projeto deve finalmente ir a plenário após um dos maiores barracos da história da política canapiense, quando o prefeito José Hermes acompanhado de seguranças e correligionários, invadiu a sessão e pressionou o presidente da câmara (Cicinho) a receber um requerimento solicitando que o orçamento fosse posto em votação.

Hermes participava pela terceira vez seguida da sessão legislativa, quando perdeu a paciência após o presidente da câmara ter se recusado a receber o documento, de autoria do lider do governo o vereador Urso Biano.

A oposição acusa o prefeito de interferir nas decisões legislativas e tenta processá-lo por abuso de poder público. Ainda segundo a oposição, entre outros itens polêmicos, o prefeito vem pressionando a câmara pela aprovação de um percentual de remanejamento de 70% do orçamento, o que segundo o vereador Luciano Malta, transformaria a câmara em uma “casa de faz de conta”, visto que desta maneira o gestor não precisaria da aprovação dos vereadores para mais nada.

A sessão que poderá por um fim em mais um episódio vergonhoso da política canapiense desta vez contará com a presença da policia militar, que deve atender a um pedido dos vereadores de oposição e assim garantir a paz entre os representantes do povo, pelo menos é o mínimo que espera a população.