Prefeito rebate sindicato e diz que não há equívoco: "fraude na previdência de Canapi é realidade"

  • Redação
  • 04/02/2013 13:15
  • Márcio Martins

Após a denuncia de uma suposta fraude na previdência municipal em relação à concessão de algumas aposentadorias por tempo de serviço de pelo menos três professoras no ultimo mês de governo do ex-prefeito José Hermes de Lima, o atual prefeito Celso Luis entrou em contato com a redação deste blog para rebater as declarações do presidente do Sindicato da categoria, ao dizer que não houve equívoco de sua parte e que a fraude na previdência é uma realidade.

Segundo o gestor, o teto salarial do PCC da educação municipal de R$ 2.063,38 por ele citado em recente matéria deste blog, seria para professores em fim de carreira com 25hs semanais e com especialização, o qual faria jus as professoras recém aposentadas com este nível de formação, diferentemente da remuneração concedida de mais de 3 mil reias que somente seria legal se as servidoras tivessem se aposentado com 40hs, o que não é o caso, uma vez que o gestor afirma que os valores creditados em suas respectivas contas em Setembro/2012 foram pagos por 25hs trabalhadas. (Tabelas AQUI!)

A suspeita segundo o gestor seria que as professoras teriam sido beneficiadas pelo ex-prefeito devido a ligações pessoais e eleitoreiras. “É de se estranhar como essas três educadoras foram aposentadas com salários de 3.001,30, 3.001,30 e 2.851,90 respectivamente sendo que na gestão anterior até o último mês das eleições seus salários eram de 1.875,80, 1.875,80 e 1.697,55, Quer dizer! Recebiam por 25hs trabalhadas, mas se aposentaram com 40hs.” Isso é um absurdo! – Concluiu!

Procurado para comentar esta nova fase da denuncia, o presidente do SINDSCAN, Josimário José da Silva saiu novamente em defesa das servidoras, mas desta vez reconheceu a possibilidade de ter havido algum erro por parte da gestão anterior no tocante aos pagamentos e ao controle de horas trabalhadas. Por esse motivo, Josimário pediu cautela na divulgação dos nomes das servidoras, uma vez que a auditoria proposta pelo prefeito mal começou, para o sindicalista seria leviano expor professoras que dedicaram toda uma vida a educação dos nossos filhos ligando-as a possíveis fraudes sem que haja provas concretas e objetivas que comprovem a participação das mesmas em atos desta natureza.

Para Celso Luis não há dúvidas que as aposentadorias foram concedidas de forma indevida e que por esse motivo tais pagamentos serão temporariamente suspensos até que sejam devidamente investigados.

Entenda o caso.

RECURSOS DO FUNDEB - JANEIRO/2012

O prefeito ainda aproveitou o momento para rebater alguns comentários postados na matéria anterior de que o Governo Federal teria repassado mais de um milhão de reais do FUNDEB para o município neste mês de Janeiro, quando na verdade o recurso total foi de 886.040,07 valor este confirmado junto ao Banco do Brasil pelo próprio SINDSCAN.

CONHEÇA NOSSOS PARCEIROS