Diretores encerram gestão escolar deixando importante legado educacional em Canapi

  • Redação
  • 14/01/2013 10:27
  • Márcio Martins

Professores, diretores, mas acima de tudo cidadãos comprometidos com a educação pública, Maria da Glória e Luiz Vieira após 12 e 05 anos respectivamente se despedem da direção escolar das duas mais importantes escolas do município, o Colégio Tancredo de Almeida Neves e a Escola Ananete Cavalcante, localizada no povoado furquilha, deixando um importante legado educacional.

Dona Glória como respeitosamente é conhecida, conseguiu por ordem numa instituição de ensino com quase 2 mil estudantes e de quebra garantiu a formação de centenas de ex-alunos. Enfrentou muitos desafios, mas conseguiu bravamente supera-los, um determinado dia um de seus alunos por discordar dos seus métodos e regras o ameaçou de morte, mas graças a sua paciência e determinação em transformar a vida dos seus alunos viu aquele mesmo jovem que um dia ameaçou tirar sua vida agradecer por ter se tornado um pai de família respeitado e bem sucedido, em parte, graças a seus conselhos e advertências. Sofreu com problemas sérios de saúde e mais uma vez saiu vitoriosa, tornou-se uma profissional destacada na sociedade, querida entre seus colegas de trabalho e respeitada entre os alunos e funcionários ao ponto de ouvi-los dizer que dificilmente haverá outra(o) diretor(a) mais eficiente e dedicada(o) como ela.

Organizadora dos inesquecíveis desfiles cíveis e das deslumbrantes feiras de cultura, a ausência de Maria da Glória na direção do Colégio Tancredo Neves, nos faz pensar como serão os próximos desfiles, já os alunos passam a refletir quanta falta fará seus conselhos, ensinamentos, “gritos” repreensíveis nos corredores da escola e as chegadinhas em silencio na sala de aula bem na hora da bagunça. Enfim! Maria da Glória definitivamente deixa de ser diretora e passa a ser “patrimônio vivo da educação pública municipal”.

Estou exagerando? Que me digam os vários educadores que ao serem convidados pelo novo prefeito a substituí-la, disseram não.

Mas, apesar de tantos elogios e relevantes serviços prestados, Dona Glória não está sozinha entre os educadores de sucesso do município, Luiz Vieira diretor da Escola Municipal Ananete Cavalcante há 05 anos atrás se deparou com um enorme desafio, transformar uma simples escola da zona rural em uma das mais importantes escolas do município, e não conseguiu! Não conseguiu apenas isso, mas foi muito além, se tornou especialista em quebrar paradigmas, levou a Escola Ananete a obter por mais de uma vez a maior nota do IDEB entre todas as escolas municipais, transformou seus alunos em verdadeiros soldados da democracia ao promover pela primeira vez a nível municipal dentro de uma Instituição Escolar um simpósio sobre COMBATE A CORRUPÇÃO, abriu as portas para a participação dos alunos nas decisões da escola com a criação do 1º Grêmio Estudantil do município com registro e tudo o que tem direito, acatou a brilhante iniciativa de um dos integrantes de sua equipe, o coordenador Junior em levar todas as ações da escola ao conhecimento do mundo através da internet, e assim o fez criando o primeiro blog escolar do município.

Por tudo isso e muito mais! Assim como Maria da Glória, Luiz Vieira com certeza não vem contribuindo com os péssimos índices educacionais do estado que atualmente é o pior do país, pois ao fazer uma retrospectiva do trabalho destes profissionais vejo que se neste estado tão massacrado pela “politicanalha” como diz Heloisa Helena, pelo menos, no que diz respeito a educadores, recomendo para mudar esta triste realidade, Maria da Glória e Luiz Vieira, na minha modesta opinião, ícones da educação pública brasileira.

CONHEÇA NOSSOS PARCEIROS