Candidatos “laranja” devem disputar as eleições municipais deste ano

  • Redação
  • 02/03/2012 07:35
  • Márcio Martins

Essa história de político laranja não é novidade nenhuma no Brasil e muito menos em Alagoas, onde os “ditadores e reis da modernidade” ainda comandam diversas prefeituras no interior do estado.

Há pouco tempo o poder era repassado de pai para filho, de irmão para irmão de marido para esposa e vice e versa, enfim; o comando das pobres prefeituras brasileiras sempre ficava em família, igualzinho ao tempo do império e do reinado, até que a justiça eleitoral proibiu tal prática por considerar um terceiro mandato a nomeação de parentes para a disputa do cargo já ocupado por reeleição.

Mas político como sempre dar um jeito pra tudo, um ano antes das eleições aluga uma casa em outra cidade, transfere seu titulo eleitoral para o lugar e começa a comprar alianças políticas para se lançar candidato a prefeitura do município, mas não pensem que o município no qual esse mesmo candidato reinou por muitos anos irá ficar longe de suas pretensões políticas não, mas uma vez ele irá dar seu jeito, colocando um cidadão aparentemente bem visto entre os munícipes como seu candidato a prefeito, o famoso “laranja”.

Laranja, por que no papel quem será eleito pelo povo e diplomado pela Justiça eleitoral é o candidato que não tinha um real furado para dar a ninguém, mas que em contrapartida tinha os milhões do “Barão da política” que na prática será o prefeito.

Moral da história! O eleitor pensa que está votando em um candidato e termina votando em outro, pensa que está promovendo mudança, quando na verdade está jogando todo o dinheiro do povo nas mãos do mesmo corrupto de sempre, que construiu riqueza e poder ao preço do sofrimento do povo que o elegeu.

Mas não para por ai, além dos políticos que migram para outros municípios, ainda existe aquele que após seus oito anos de mandato não será candidato, ou porque não quer, ou por que não pode por está mais sujo que pau de galinheiro com a justiça, por esse motivo já prepara seu laranjinha para a disputa.

E assim funciona parte do esquema:

O laranja uma vez eleito será obrigado a desviar os recursos do município destinando parte deles para o bolso do patrão, que não é o povo, mas o político que o elegeu gastando os milhões que desviou da mesma prefeitura que seu laranja agora desviará, só que desta vez será em dobro, ou seja, para ele e para o patrão. E não para por ai não! Nesse mesmo esquema ainda entra alguns vereadores que repartirão o bolo da corrupção para não fiscalizar as maracutaias do gestor e para votar sem qualquer restrição tudo o que for de interesse do mesmo, afinal, também foram eleitos com o mesmo dinheiro que o prefeito “laranja” se elegeu.

Esta foi uma pequena síntese dos benefícios que o eleitor conseguirá elegendo candidato laranja, mas se você é eleitor e não se importa com isso, das duas uma, ou você faz parte dos esquemas de corrupção deles, ou não tem um mínimo de amor pelo próximo, que vem “pagando o pato” com todo esse descaso do poder público.

Assim deixo meu apêlo.

NÃO VOTE EM CORRUPTO, NÃO VOTE EM LARANJA!
VOTE CONSCIENTE, VOTE POR COMPETÊNCIA!