Mellina Freitas disputa reeleição em Piranhas com a maior coligação do município

  • Redação
  • 15/07/2012 18:06
  • Thiago Nunes

Piranhas, com cerca de 24.000 habitantes tem 3 candidatos ao cargo de prefeito e 61 candidatos ao cargo de vereador, nesse pleito eleitoral de 2012. Segundo dados do site do TSE (www.tse.gov.br), sistema DIVULGACAND. São eles:


• MELLINA TORRES FREITAS (MELLINA FREITAS, PMDB)
• CARLOS ALBERTO RODRIGUES (CARLINHOS DO PIAU, PSOL)
• DANTE ALIGHIERI SALATIEL DE ALENCAR BEZERRA DE MENEZES (DR. DANTE, PDT)


Disputando a reeleição temos a candidata Mellina Freitas do PMDB, que tem como candidata a vice Prefeita a Maristela sena Dias do PP, que já foi vereadora por 3 legislaturas consecutivas, sendo a mais votada de Piranhas em 2 oportunidades, com a coligação denominada “PIRANHAS NÃO PODE PARAR”, a coligação dispõe de 36 candidatos a vereador divididos em duas coligações, cada uma com 18 candidatos. “PIRANHAS NÃO PODE PARAR” é o maior bloco de partidos coligados de Piranhas, e é também a coligação que mais tem candidatos na disputa de uma vaga na Câmara. Vale lembrar, também, que dos atuais 9 vereadores de assento na Câmara Municipal, 8 são da base aliada da Prefeita Mellina sendo que 7 vão em busca da reeleição, são eles:


• Cícero de Verinha (PTB)
• Cleudinho de Maristela (PP)
• Agilson Ferreira, o xôxo (PP)
• Renato Rodrigues (PMDB)
• Junior Amaral (PP)
• Kel Lisboa (PSDB)
• Irene de Gessé (PSDB)


O Vereador Paulo Ricardo (PSDB), que esta no segundo mandato consecutivo, não vai disputar a reeleição preferindo se dedicar ao exercício da advocacia.

Já pelo PSOL temos o candidato a prefeito Carlinhos do Piau com o vice Gilson Posidônio, numa chapa puro sangue, ambos são do PSOL. Carlinhos do Piau disputa pela terceira vez um cargo majoritário em Piranhas, já foi candidato a vice em 2004 e candidato a prefeito em 2008. O PSOL sai na disputa sem partidos coligados e com apenas 7 candidatos ao cargo de Vereador.

No PDT a disputa majoritária segue, igualmente ao PSOL, numa chapa ‘puro-sangue’ onde prefeito e vice são do mesmo partido. Como cabeça de chapa temos Dr. Dante e como vice Manoel de Audálio. Dr. Dante já disputou, em 2008, o cargo de Prefeito de Piranhas, naquela oportunidade pelo PT, sendo derrotado, com mais de mil votos de diferença, por Mellina Freitas. O PDT sai coligado com o PSC e com o PCdoB em uma coligação denominada “COMPROMISSO COM A MUDANÇA” que sai com 18 candidatos disputando uma vaga no Legislativo Municipal. Um fato que vem causando um certo ‘desconforto’ entre os candidatos dessa coligação é a candidatura de Dra Symone Rodrigues que é esposa do Dr. Dante, isso tem sido motivo de ciúmes entre os candidatos.

O coeficiente eleitoral nesse pleito eleitoral de Piranhas deverá girar em torno de 1450 votos. A matemática é simples, eu explico: Piranhas hoje têm em torno de 16.000 eleitores, desses eleitores aptos a votar teremos a perda de votos por ausência, que são aqueles votos de quem esta viajando, e teremos os votos nulos e os votos em branco, esses votos não são computados, ou seja, não são validos e por isso não tem efeito no coeficiente eleitoral, então desse universo de 16.000 votos, que estamos hipoteticamente aqui usando, só irão valer no dia uns 13.000, então dividi-se 13.000 pelo numero de vagas na Câmara Municipal, como aqui em Piranhas são nove vagas então teremos que dividir 13.000 por 9 o que nos dará 1.444 votos. Então cada coligação ou partido terá que atingir o mínimo de 1.444 votos para eleger um vereador, depois usa-se as sobras de voto para preencher as demais vagas, são os eleitos por média.

A legislação eleitoral já permite a propaganda eleitoral pelos candidatos, comícios, carreatas, caminhadas e tudo mais, desde que atendam aos requisitos legais.

A eleição será dia 7 de outubro.