Dia 11 de agosto: dia do Advogado

  • Redação
  • 11/08/2012 06:42
  • Thiago Nunes

Hoje dia 11 de agosto é o dia dedicado, nacionalmente, aos Advogados e Advogadas. Hoje também se comemora o dia do estudante, e essa comemoração de advogados e estudantes é percuciente, haja visto que por mais antigo que seja o Advogado, por mais saber Jurídico que ele tenha, o Advogado e a Advogada serão sempre estudantes, estudantes do Direito.

O Direito é um eterno aprendizado, tem muitas interpretações e requer uma eterna dedicação de seus operadores. O bom profissional operador do Direito sabe de uma frase, frase famosa, que é usada praticamente no dia a dia do exercício profissional:

“O advogado deve sugerir por forma tão discreta os argumentos que lhe dão razão, que deixe ao juiz a convicção de que foi ele próprio quem os descobriu”.

(Piero Calamandrei)

E na verdade é maios ou menos assim que funciona. O bom operador do Direito tem que ter e dominar o saber jurídico e ao aplicar esse saber, deverá fazer de forma sutil passando a impressão de que aqueles argumentos empregados nas petições, embora extremamente fundamentados e bem nítidos à luz do bom Direito, que o Juiz, de fato, sinta que ele próprio é quem descobriu os argumentos certos para julgar o caso.

Acreditem, petições bem fundamentadas, porém com toques de arrogância e prepotência, são muito mais difíceis de obter êxito. O Juiz gosta de se sentir a vontade e de ler peças processuais leves, bem fundamentadas, sugestivas e que passem uma certa humildade mas com um saber Jurídico excepcional. “Isso também serve para as audiências, sou testemunha disso, Advogados que chegam ao estilo “mineirinho” conquistam mais facilmente a atenção do Julgador e os advogados que vão para uma audiência com ‘pose’ de que são ‘senhores da razão” de cara já ganham a antipatia do Juiz.

Portanto amigos, humildade sempre e tenham todos um Feliz dia do Advogado e um Feliz dia do estudante.