O que podemos esperar dos novos vereadores?

  • Redação
  • 03/11/2012 17:21
  • Márcio Martins

A verdadeira democracia garante ao eleitor o direito de escolher seus representantes do poder executivo (Presidente, Governador e Prefeito) e do Legislativo (Senadores, Dep. Federais, Dep. Estaduais e Vereadores), mas infelizmente tais escolhas há muito tempo pelo mesmo em relação aos legisladores em especial aos (vereadores) não tem refletido as necessidades e as angustias da população, que por dedução obvia deveria votar em pessoas comprometidas com o povo e não com o candidato que deveria fiscalizar, cobrar e se for o caso denunciar todas as irregularidades por ele cometida.

Todos os problemas sociais existentes, algumas vezes reivindicados fora do período eleitoral em forma de protestos e manifestações são esquecidos quando surge o famoso “homem da mala preta” recheada de dinheiro para comprar a dignidade dos eleitores, até mesmo daqueles que antes protestavam e reivindicavam seus direitos.

Por mais bem intencionados e comprometidos com o povo, nenhum candidato “liso” ganha eleição, pelo menos neste nosso sertão, marcado pelo coronelismo e pela covardia dos individualistas, onde os coronéis acham, ou melhor, tem certeza que todo homem tem um preço.

Precisei fazer esta introdução para dizer com 99% de certeza que nada de diferente podemos esperar dos novos vereadores eleitos este ano, pois se analisarmos como foram suas campanhas veremos que em sua maioria absoluta os eleitos foram implacáveis defensores do candidato a chefe do executivo local, de quem o mesmo tem o dever e a obrigação de fiscalizar, mas que não tem acontecido porque boa parte de sua campanha foi financiada pelo gestor corrupto, ladrão, comprador de voto, responsável juntamente com o corrupto eleitor, por cada desempregado vitima do analfabetismo, por cada criança com fome filhos da desigualdade e pela morte de cada ser humano assassinado pela falta de atendimento médico.

Preste bem atenção à atuação parlamentar deste novo governo municipal que está por vir e quatro anos depois se ainda lembrares deste artigo me envie uma email apontando as mudanças aqui não detalhadas. Quero deixar claro que não sou vidente e muito menos tenho pretensão para isso, no entanto, acho que em partes assim será a ação parlamentar dos novos vereadores:

  1. Não sairá do pé do prefeito até que ele empregue meia dúzia de seus parentes e cabos eleitorais, achando que assim estará gerando emprego para a população;
  2. Tentará a todo custo alugar uma ou duas de suas caminhonetes para o transporte escolar e seus imóveis para servir de secretárias ou repartições públicas, afirmando que desta forma estará melhorando a educação e dando conforto aos funcionários;
  3. Comprará um carro pipa com o objetivo de locar na prefeitura e receber rios de dinheiro e de quebrar passar para a população a imagem de político solidário que leva água a quem tem sede;
  4. Pressionará o prefeito a pagar propina para se manter na base aliada do governo na câmara, defendendo os interesses do prefeito sobre a desculpa que trata-se do melhor para o povo;

Talvez essa não seja sua visão política, no entanto mesmo não concordando, tenho a obrigação de defender seu direito de discordar do que falo, faço e escrevo, pois sou admirador de uma reflexiva frase que ouvi uma única vez e nunca mais esqueci:

“Posso até não concordar com uma só palavra do que tu dizes, mas defenderei até a morte o teu direito de dizê-las”