Celso Luiz deve gerenciar R$ 40 milhões previstos no orçamento da prefeitura de Canapi

  • Redação
  • 15/11/2012 04:40
  • Márcio Martins

A partir de 1º de Janeiro do próximo ano, o prefeito eleito, Celso Luis terá a disposição um orçamento de 40 milhões de reais para trabalhar em prol do município ainda no primeiro ano de mandato, é o que prevê a lei orçamentária anual em tramitação na Câmara de Vereadores.

Mas não é o expressivo valor orçamentário que chama mais atenção, mas a maneira que o mesmo está distribuído por secretarias e departamentos públicos, somado ao altíssimo percentual de remanejamento disponível para o novo chefe do executivo municipal.

Para a Secretaria de Esportes, por exemplo, o orçamento é de apenas 35 mil reais, enquanto que para o gabinete do prefeito foram destinados 280 mil.

Já com relação ao percentual de remanejamento de 70% da receita total do município para uso exclusivo do novo prefeito sem autorização da Câmara, nota-se uma coerência dos vereadores de oposição em relação à época da aprovação do orçamento anterior (2012), visto que os edis são absolutamente contrários à aprovação deste item ao ponto de apresentar uma emenda reduzindo o percentual para 35%, apesar que em 2013 passam a integrar a base aliada do novo governo na Câmara.

Quanto à maioria dos vereadores da base aliada a atual gestão, aparentemente são favoráveis à aprovação dos mesmos 70% que havia chegado a Câmara em 2011 para o orçamento de 2012 e que após longos debates acabou sendo aprovado em 55% graças a uma emenda apresentada pelo líder do governo o vereador Urso Biano, a época a justificativa para a aprovação dos 70% seria que o percentual era indispensável para que o prefeito não encontrasse obstáculos para trabalhar de forma rápida e eficiente em defesa do desenvolvimento do município, mesma argumentação defendida para o orçamento do próximo ano, já a oposição diz que se aprovado o percentual original do projeto, a Câmara permanecerá sem autoridade para fiscalizar e acompanhar a aplicação do dinheiro público.

É bom lembrar que dos cinco vereadores que hoje compõem a base aliada a atual gestão, somente dois conseguiram se reeleger, os vereadores Urso Biano e Aloísio Basílio que devem ser os únicos opositores ao prefeito Celso Luis no legislativo canapiense.

Diante das justificativas apresentadas, podemos observar que a coerência anteriormente citada é mantida pelos dois lados da moeda.

Resta saber, a que interesses ela estará a serviço.

Contudo! É esperar pra ver como o novo prefeito irá gastar nosso suado dinheirinho pago em impostos e como irão se comportar os “representantes do povo” os vereadores, sejam de situação ou oposição, diante dos erros e acertos da futura administração.

FICAREMOS DE OLHO!