Arsal autoriza segundo aumento no valor das passagens do transporte intermunicipal em apenas três meses

  • Diego Barros
  • 05/02/2016 11:49
  • Vazio

A Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal) publicou, no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (5), uma resolução na qual autoriza um novo “reajuste” dos coeficientes tarifários do sistema de transporte rodoviário intermunicipal de passageiros.

Com a medida, as passagens terão um aumento de 16,57%, que entra em vigor a partir da próxima sexta-feira, dia 13 de fevereiro. Esse é o segundo “reajuste” autorizado pela Arsal em apenas três meses. O anterior havia sido concedido em novembro do ano passado e foi de 8,23%.

Segundo a resolução publicada pela Arsal no Diário Oficial de hoje, contribuíram para essa nova autorização os pleitos realizados pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado de Alagoas (Sintran/AL) e pelo Sindicato dos Transportadores Complementares de Passageiros de Alagoas (Sintrancomp/AL), que citam os diversos aumentos dos insumos, tais como combustível, lubrificante, pneus e outros.

Por outro lado, nenhuma das razões citadas para o aumento no valor das passagens cita melhorias para os passageiros. Quem viaja em veículos do transporte complementar sabe que, muitas vezes, eles andam com superlotação, com passageiros em pé e outros sentados em banquinhos de plástico no corredor do veículo. São raras as ocasiões, também, em que esses veículos são parados por fiscalizações, mesmo quando a viagem é entre a capital e o Sertão do estado.

Com base numa tabela disponibilizada no portal eletrônico da própria Arsal na internet, que contém o valor atual das passagens para todas as linhas do transporte complementar (atualizada com o reajuste concedido em novembro), a reportagem do Minuto Sertão fez as contas e mostra como deverá ficar o valor a partir do próximo dia 13, com o reajuste de 16,57%, entre algumas cidades do Sertão e a capital.