Julgamento no TRF pode deixar vereadores da cidade de Senador Rui Palmeira fora das eleições 2024
- Assessoria
- 20/06/2024 16:43
- Minuto Política
Um julgamento a ser realizado no Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) em Recife, pode causar uma reviravolta nas eleições de Senador Rui Palmeira, no Sertão de Alagoas, deixando um vereador e vários ex-vereadores inelegíveis por serem condenados e enquadrados na Lei da Ficha Suja. Todos eles são pré-candidatos nas eleições deste ano, mas poderão ser impedidos de se candidatarem pela Justiça.
No processo que tramita na Justiça Federal, o vereador José Renisson Ferreira de Melo, e os ex-vereadores Augusto Vieira Neto, Renilson de Souza Balbino, Edgar Alves do Nascimento Júnior, Luciano de Lima Freitas e Liliane Monteiro Malta são réus por ato de improbidade administrativa. A acusação é grave e as provas integrantes no processo contra os políticos são robustas.
José Renisson, Augusto, Renilson, Edgar, Luciano e Liliane são réus e podem ser condenados porque assinaram em 2013 contratos de empréstimos consignados com a Caixa Econômica Federal, utilizando-se de declarações e contracheques falsos. A quadrilha praticou o crime para obter dinheiro de forma ilegal e criminosa. Inclusive, o grupo conseguiu lesar o Banco em valores superiores aos que eram permitidos diante de seus respectivos vencimentos públicos.
Há grande chance de condenação dos políticos rui-palmeirenses. Isto porque a Lei Complementar n. 135/2010, mais conhecida como Lei da Ficha Limpa, a qual operou modificações na Lei Complementar n. 64/1990 – Lei das Inelegibilidades –, acresceu-se a hipótese de inelegibilidade pelo cometimento de ato que importe em improbidade administrativa.
Confira detalhes do processo, clique aqui
Deixe seu comentário
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.