Museu Ambiental Itinerante Casa do Velho Chico Chega a Pão de Açúcar

  • Redação
  • 28/07/2011 17:23
  • Helio Fialho

O Museu Ambiental Casa do Velho Chico chegou domingo (24) a Pão de Açúcar, para passar uma temporada de dois anos. Segundo Antonio Jackson Borges Lima, o responsável pela manutenção do museu, a exposição itinerante já dura 10 anos e já percorreu os estados de Alagoas, Sergipe e Bahia.

Desde que foi inaugurado, em 04 de outubro de 2001, por ocasião do aniversário do rio São Francisco, o museu já percorreu centenas de cidades nordestinas levando a mensagem de preservação ambiental. Dentre as suas atividades está a de trabalhar com o público jovem e estudantes das redes municipal, estadual e privada para desenvolver uma consciência de preservação do meio ambiente.

O museu também tem como objetivo conscientizar a população ribeirinha para a preservação ambiental, inclusive, a do rio São Francisco. E depois de permanecer 17 dias em exposição na cidade de Petrolina, Estado de Pernambuco, onde recebeu um público visitante de 100 mil pessoas, a Casa do Velho Chico chegou a Pão de Açúcar trazendo a sua mensagem de preservação, principalmente no tocante a preservação do rio São Francisco e seus afluentes, já que o Município é banhado pelo Velho Chico. E durante a sua permanência no “Paraíso da Água Doce” ou “Terra do Sol, Espelho da Lua”, como é conhecida a cidade de Pão de Açúcar, o Museu Ambiental Itinerante Casa do Velho Chico espera receber um público de 20 mil visitantes.

O museu veio a convite do prefeito Jasson Silva Gonçalves que logo autorizou a Prefeitura Municipal a alugar um prédio histórico para que a Casa do Velho Chico pudesse ser instalada. Em Pão de Açúcar, o Museu Ambiental Itinerante Casa do Velho Chico está funcionando na Rua Coronel Manoel Antonio Machado, nas proximidades da tradicional Praça do Bonfim. Vale a pena fazer uma visita.