Vila Limoeiro será palco das comemorações alusivas aos 100 anos de nascimento do resistente Lindauro Costa

  • Helio Fialho
  • 11/11/2015 18:46
  • Helio Fialho

A histórica Vila Limoeiro, banhada pelo rio São Francisco, será palco, nesta sexta-feira (13), das comemorações alusivas ao centenário de nascimento do resistente Lindauro Costa, um filho  ilustre da terra, proprietário rural de ideologia comunista que logo após o Golpe Militar de 1964 foi preso e perseguido pelo regime repressor.

Segundo a programação, as comemorações terão início às 10 horas, na Câmara de Vereadores de Pão de Açúcar, com a solenidade de entrega da Comenda Bráulio Cavalcante ao representante da família do saudoso Lindauro Costa, sendo esta proposição de autoria do vereador Eliezer Farias.

À tarde, a partir das 14 horas, o prefeito Jorge Dantas estará inaugurando as obras de reforma e ampliação da Unidade Municipal de Ensino Lindauro Costa e o sinal  da Praça Digital, no centro da Vila. Logo em seguida, acontecerá um desfile escolar com a participação da banda fanfarra da referida escola, além de outras ações.  

Lindauro Costa nasceu na Vila Limoeiro, em 13 de novembro de 1915, e faleceu no dia 9 de fevereiro de 2003, aos 88 anos, em decorrência de uma enfermidade na próstata. Ele foi um grande entusiasta da doutrina de Karl Marx e um dos grandes incentivadores da derrocada do coronelismo político em Pão de Pão de Açúcar, no ano de 1992, abrindo as portas de sua residência aos grupos que chegavam a Vila Limoeiro para realizar comícios e outras manifestações políticas em prol da implantação da democracia em Pão de Açúcar, sendo Jorge Dantas um dos ativistas que receberam o seu apoio, na época.

“Lindauro Costa está imortalizado porque foi um abnegado e resistente na luta em prol de um Pão de Açúcar livre e  democrático”, disse o prefeito Jorge Dantas.