Festa dos 400 anos de Pão de Açúcar homenageia filhos e personalidades ilustres

  • Redação
  • 06/07/2011 18:29
  • Helio Fialho

Uma programação festiva em comemoração aos 400 anos de fundação de Pão de Açúcar foi realizada com muito sucesso pelo Governo Reconstruindo Nossa Terra, capitaneado pelo prefeito Jasson Silva Gonçalves.
A abertura das festividades aconteceu na última sexta-feira (1), no Iate Clube Pão de Açúcar, quando mais de duzentas personalidades foram condecoradas pelo prefeito do Município. Foi o maior evento social já visto em Pão de Açúcar nesses quatro séculos de povoamento da Terra de Jaciobá.
Foi uma noite de encontro de gerações e um reencontro de filhos e visitantes ilustres que há muito tempo não visitavam a cidade.
Pessoas das mais diversas camadas sociais foram prestigiadas com um troféu cuja logomarca dos 400 anos traz o desenho da estátua do Cristo Redentor erguida no Morro do Cavalete banhado pelo rio São Francisco, os dois principais atrativos da cidade, de autoria da estudante do 9º período de arquitetura da UFAL Mariana Pascoal Gonçalves.
Foram condecorados políticos, magistrados, servidores públicos, policiais militares, folcloristas, pescadores, fotógrafos, cineastas, empresários, médicos, radialistas, jornalistas, publicitários, historiadores, líderes religiosos, escritores, músicos, secretários municipais, secretários estaduais, comerciantes, ex-prefeitos e reitores numa noite de muita emoção.
Antes de o prefeito Jasson Gonçalves iniciar as condecorações, aconteceu o lançamento do livro de auto-ajuda “Lições de Vida – Orientações e aconselhamentos para uma boa convivência”, de autoria do escritor Helio Silva Fialho. No momento de autógrafos os incentivadores oficiais da obra literária foram presenteados pelo autor com exemplar.
O escritor agradeceu pelo apoio e convidou à mesa prefeito Jasson Silva Gonçalves (Pão de Açúcar), prefeito Cristiano Mateus(Marechal Deodoro), desembargador Washington Luiz, deputado Inácio Loiola, secretário de Estado da Agricultura Jorge Dantas, auditor do TCU Darival Lira, secretário municipal de finanças José Antonio Gonçalves, Capitão PM Israel Souza de Morais, psicólogo Diomedes Rodrigues da Silva Junior e a revisora do livro Degna Gomes Wanderley.
Vale destacar que a obra publicada pela Editora Nossa Livraria (Recife) foi prefaciada pelo renomado jornalista alagoano Roberto Gonçalves.
Iate clube lotado
O salão de eventos do mais tradicional clube social da plaga dos Urumarys ficou lotado de figuras ilustres que prestigiaram a festa que teve como orador oficial o famoso psiquiatra José Hamilton Maciel, um pão-de-açucarense naturalizado aracajuano que retornou à sua terra natal assim como muitos homenageados da noite, para participar da solenidade.
O prefeito Jasson Gonçalves abriu a solenidade de condecoração e discursou para o público presente. Em seu discurso o prefeito destacou a importância do evento neste momento conturbado em que muitos jovens estão mergulhando no mundo das drogas e da violência.
“Os nomes que nesta noite serão pronunciados durante a solenidade são considerados espelhos para esta e futuras gerações, principalmente neste momento conturbado em que muitas crianças e adolescentes mergulham no mundo das drogas e da violência, renegando os estudos, comprometendo o futuro e mutilando seus sonhos e de suas famílias – agindo diferentemente da forma que agiram os nossos homenageados de hoje, os quais são considerados bússolas que guiam essa nau repleta de jovens que construirão o futuro de Pão de Açúcar”, disse o prefeito.
A tradicional Banda Sociedade Musical Guarani participou da abertura do evento executando o hino oficial do Município. Ao final da condecoração aos homenageados convidados o violonista Willbert Fialho e o Grupo do Choro Cai Dentro fez uma inesquecível apresentação, recendo aplausos e elogios do público.
“O prefeito Doutor Jasson está de parabéns pela coragem e a brilhante iniciativa de reunir e homenagear pessoas ligadas aos diversos segmentos da sociedade pão-de-açucarense”, declarou o juiz Durval Mendonça Junior.
“Esta iniciativa tão justa e oportuna tem tudo a ver com este momento tão especial em que Pão de Açúcar completa quatrocentos anos de povoamento”, declarou o desembargador Washington Luiz. O secretário do Gabinete Civil do Governo do Estado, Álvaro Machado, e a magnífica reitora Ana Dayse Rezende Dorea também teceram rasgados elogios à iniciativa do prefeito Jasson Gonçalves.


Inaugurações e desfile


No segundo dia e festividades o prefeito Jasson Gonçalves inaugurou onze obras construídas com recursos próprios: três praças ao longo da Avenida Bráulio Cavalcante, pavimentação e urbanização dos Alto Humaitá, pavimentação do Iraque, pavimentação e urbanização do Alto Zeferino, cinco abrigos de passageiros (dois na sede, um no Povoado Meirus e dois no Povoado Impueiras) e a Escola Municipal Ministro Augusto de Freitas Machado (Povoado Lagoa de Pedra).
À tarde foi a vez do maior desfile cívico da história de Pão de Açúcar quando mais de dois mil alunos da rede municipal de ensino desfilaram com galhardia pela principal artéria da cidade. O desfile temático contou com a participação da banda e fanfarra do Colégio São Vicente e a estréia da banda marcial da Secretaria Municipal de Educação de Pão de Açúcar.
Três carros alegóricos e diversos pelotões temáticos representaram a história, os personagens e as potencialidades do Município de Pão de Açúcar.
No desfile também foi apresentado à população a nova frota de veículos adquiridos pelo Governo Reconstruindo Nossa Terra. O prefeito Doutor Jasson, o vice-prefeito Marco Tavares e outras autoridades e lideranças municipais prestigiaram o desfile sob a coordenação da secretária municipal de educação Ida Vanderlei Tenório.
À noite foi realizado um culto campal em ação de graça promovido pela Associação dos Ministros e Lideranças Evangélicas de Pão de Açúcar(AMLIEPA).
No domingo, o terceiro e último dia de festa, uma missa em ação de graças foi celebrada na Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus. Na oportunidade o prefeito Jasson Gonçalves acompanhado do vice-prefeito Marco Tavares e dos secretários José Antonio Silva Gonçalves e Helio Silva Fialho condecorou o monsenhor Petrúcio Bezerra de Oliveira, o padre Sandoval Farias e as irmãs holandesas Redempta Bogers, Odiliana Smits e Clentina Wouters. E logo em seguida uma multidão compareceu à orla fluvial para assistir aos shows da Banda Nossa Banka e do cantor Galã do Brega.


O sucesso do Forroçúcar


O maior evento junino do Sertão de Alagoas – o Forroçúcar - foi realizado de 23 a 29 de junho com apresentações de sanfoneiros, quadrilhas, coco-de-roda, bandas e cantores forrozeiros.
Foram nove bandas, dois cantores forrozeiros, seis quadrilhas e dois grupos de coco-de-roda, além de quatro concursos(rainha junina, casal forrozeiro, rua mais animada e carroça mais original), todas estas atrações patrocinadas pelo Governo Reconstruindo Nossa Terra.
O evento este ano homenageou João Firmino, o sanfoneiro que tocou para o cangaceiro Lampião e seu bando, na década de 30. A prévia do Forroçúcar 2011 aconteceu no dia 22 de junho(a tarde) com o desfile pelas ruas da cidade da quadrilha da melhor idade Alegria de Viver e o Trem do Forró organizado pelo ESF 2 sob a coordenação da enfermeira Hebe Rossana Pascoal Gonçalves.
O passeio foi do Trem do Forró foi considerado uma inovação nos festejos juninos de Pão de Açúcar. E à noite o sanfoneiro Zé do Acordeon e banda fizeram uma apresentação no coreto da Praça da Matriz.
Durante as sete noites de festa um grande público compareceu para assistir as apresentações culturais e os shows musicais. Três grandes quadrilhas mantiveram as tradições e os costumes das festas de São João e São Pedro: Alegria de Viver, Buscapé e Alegria de Viver.
Já as quadrilhas Rei do Cangaço, Xamego Bom e o grupo de coco do Mestre Laércio deram um show de coreografia no Arraial da Reconstrução. Para o público os grupos que mais chamaram este ano foram Rei do Cangaço e Alegria de Viver por apresentarem trabalhos temáticos.
As bandas que se apresentaram durante as sete noites de festa foram: Forró do Tchê, Na Pisada do Vaqueiro, Talismã, Aconchego do Forró, Arroxo Mé, Túnel do Tempo, Forró da Sapeca e Tampa de Bau, além dos cantores Wagner Carvalho e Geraldo Cardoso.
Na tarde do dia 29 aconteceu, também, o tradicional desfile e concurso de carroças de burro e mais de 80 carroças participaram da festa, na Avenida Bráulio Cavalcante.