Programa de resgate cultural de pescadores realiza a última oficina em Pão de Açúcar

  • Redação
  • 15/07/2011 03:00
  • Helio Fialho

O Programa de Resgate Cultural de Pescadores e Pescadoras do Baixo São Francisco, promovido pela Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF) e executado pela Brasil Encorp, realiza nesta sexta feira (15), na sede da Colônia Z 20 de Pescadores, em Pão de Açúcar, a última oficina envolvendo pescadores e lideranças comunitárias de Pão de Açúcar. O início das atividades está marcado para as 09:00 horas da manhã e encerramento às 16:00 horas.

Segundo informações de Clarisse Fraga, do Bureau de Cultura e Turismo e uma das responsáveis pelo projeto, o objetivo deste programa é iniciar um processo ativo de conhecimento, apropriação e valorização da herança cultural dos pescadores das comunidades ribeirinhas do Baixo São Francisco.

Esta ação compreende a realização de 04 oficinas, seminário, exposição fotográfica e encontro, durante 18 meses, nas comunidades pescadoras de 22 municípios dos estados de Alagoas e Sergipe, na região do Baixo São Francisco.

Os municípios alagoanos são: Belo Monte, Delmiro Gouveia, Igreja Nova, Olho D`Água do Casado, Piranhas, Penedo, Piaçabuçu, Porto Real do Colégio, São Brás, Traipu e Pão de Açúcar, e o sergipanos: Amparo do São Francisco, Brejo Grande, Canindé de São Francisco, Gararu, Ilha das Flores, Neópolis, Poço Redondo, Porto da Folha, Propriá, Santana de São Francisco e Telha.

Em Pão de Açúcar, a primeira oficina aconteceu em agosto de 2010, a segunda em dezembro de 2010 e a terceira em abril de 2011. Nestas três oficinas foram realizadas dinâmicas sobre cultura, identidade e identificação do patrimônio cultural de Pão de Açúcar, elaboração de um inventário preliminar do patrimônio cultural do município, atividade lúdica denominada na Rota Cultural do Baixo São Francisco, possibilitando a identificação de semelhanças e diferenças culturais entre os vinte e dois municípios participantes do programa, além de introdução à elaboração de projetos culturais.

E na 4ª oficina, marcada para hoje, será abordada a elaboração de projetos culturais como instrumento para a comunidade empreender ações para a preservação de seus patrimônios culturais.

No seminário que será realizado em setembro de 2011, será lançada uma cartilha sobre o patrimônio cultural de Pão de Açúcar, uma exposição fotográfica e vídeo sobre os 22 municípios envolvidos no programa. E no Encontrão de Pescadores e Pescadoras do Baixo São Francisco, em outubro de 2011, em Penedo, serão apresentados os resultados finais do programa, bem como lançado livro sobre o Patrimônio Cultural do BSF e um CD do Cancioneiro Popular da região.