“Mão de Airton Sena” é roubada da Casa de Artesanato em Pão de Açúcar

  • Redação
  • 14/03/2012 04:00
  • Helio Fialho

O coordenador da Casa de Artesanato Mestre Fernando Rodrigues, em Pão de Açúcar, Bergson Alves de Melo, oficializou, nesta terça-feira (13), o comunicado à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Pão de Açúcar sobre o roubo da peça artesanal de autoria do saudoso e famoso artesão Mestre Fernando Rodrigues, conhecido nacionalmente como “Seu Fernando da Ilha do Ferro”.

A obra que estava em exposição permanente desde janeiro de 2010, por ocasião da inauguração do referido espaço cultural, foi roubada no dia 3 de janeiro deste ano, por volta das 15 horas, por um suposto colecionador, pois o mesmo comprou algumas peças no local e aproveitou a saída do funcionário que se ausentou para trocar um dinheiro para passar o troco pelas compras efetuadas no valor de R$ 160,00. “Eu expliquei que a Mão de Airton Sena era invendável, pois pertence ao acervo da família de “Seu Fernando”. Mas ele aproveitou a minha saída e subtraiu a peça”, disse Baltazar.

O funcionário explicou, ainda, que só percebeu o sumiço da peça artesanal quando o comprador desonesto se ausentou do local em seu veículo, um Fiat Uno de cor prata. A peça subtraída foi emprestada pela senhora Rejânia Rodrigues, a filha única do artesão que faleceu em janeiro de 2009.

Pistas importantes

Segundo o funcionário Baltazar e outras testemunhas, a pessoa que subtraiu a “Mão de Airton Sena” possui as seguintes características: estatura média, cor branca (quase galego), olhos castanhos, cabelos lisos e castanhos, meio calvo, rosto largo. No momento trajava uma bermuda clara com bolsos e uma camisa de meia. Ele dirigia um veículo de cor prata e conduzia dentro do carro algumas peças artesanais que podem ter sido adquiridas no Povoado Ilha do Perro. “Ele tem boa aparência e apresenta um sotaque diferenciado do alagoano”, finalizou o funcionário. A ocorrência agora será registrada na Delegacia de Polícia Civil de Pão de Açúcar.

Quem tiver alguma pista ou souber informações sobre o paradeiro desta peça ou do autor da subtração, favor ligar para os números (82) 3624-1108 (Seculte)/// 9996-3291/// 9627-9155///9612-6529. Uma fotografia contendo informações sobre o roubo já foi postada no facebook e, nos próximos dias, será publicada em sites especializados na divulgação de obras de artes desaparecidas.