Artesão Petrônio Farias tem peças roubadas de dentro do seu sítio em Pão de Açúcar

  • Redação
  • 12/04/2012 17:54
  • Helio Fialho

O artesão Petrônio Farias teve a sua propriedade invadida por um ladrão que levou diversas peças de artesanato da coleção pessoal do artista. As peças artesanais estavam ornamentando o Sítio Estrelo, de propriedade do mesmo. Segundo informações de um vizinho de propriedade de Petrônio, o ladrão dirigia um veículo Fiat, de cor prata e placa não identificada. Ao passar em frente ao sítio, à tarde, ele parou o carro e ficou por alguns instantes admirando as obras de arte. Depois seguiu viagem em direção ao Povoado Ilha do Ferro. O Sítio Estrelo fica localizado à margem da estrada vicinal de acesso ao Povoado Ilha do Ferro, logo após o Riacho Grande. O artista vem trabalhando diariamente neste sítio e pretende transformá-lo em um espaço de atração turística em harmonia com o meio ambiente.

Ao retornar da Ilha do Ferro, em noite de lua cheia, o ladrão percebeu que o artesão não se encontrava mais na propriedade, estacionou o carro e puxou diversas peças grandes para dentro do veículo, saindo logo em seguida em direção à cidade de Pão de Açúcar. Segundo, ainda, Petrônio, o roubo ocorreu no último dia 3 (terça-feira) por volta de 19 horas, mas somente agora ele resolveu denunciar. Estão dentre as peças roubadas: uma espingarda, uma coruja, duas mesas, uma cabeça de jacaré, um tronco com um papagaio, todos de madeira e em tamanho garnde. Suspeita-se que seja a mesma pessoa que roubou a peça artesanal “Mão de Airton Sena”, da Casa de Artesanato Mestre Fernando Rodrigues, no dia 3 de janeiro deste ano, por ocasião da semana da tradicional Festa de Bom Jesus dos Navegantes, cujo roubo foi noticiado por este blogueiro.

Coincidência ou não, estes dois roubos de peças artesanais aconteceram em Pão de Açúcar numa terça-feira e no dia 3. Os autores dirigiam, também, um veículo Fiat, de cor prata, inclusive, tendo visitado o Povoado Ilha do Ferro nos dias em que as peças foram roubadas. Petrônio Farias foi orientado a registrar a ocorrência na Delegacia de Polícia de Pão de Açúcar. Os roubos podem ter sido praticados por um colecionador ou comerciante de artesanato. As figuras gigantes fabricadas em madeira podem ser facilmente identificadas, pois são trabalhos inéditos de autoria do artesão pão-de-açucarense, consideradas de valor inestimável e não estavam expostas à venda. Quem tiver alguma pista sobre o ocorrido, favor entrar em contato com o artesão Petrônio Farias através do telefone (82)9601-3194.