Pão de Açúcar: quatro comunidades rurais vão ganhar seções eleitorais

  • Redação
  • 04/08/2012 10:07
  • Helio Fialho

Por determinação do juiz Galdino José Amorim de Vasconcelos, da 11ª Zona Eleitoral, quatro comunidades rurais do município de Pão de Açúcar ganharão sessões eleitorais já nas eleições municipais deste ano: Povoados Meirus, Lagoa de Pedra, Impoeira de Cima e Impoeira de Baixo. Os locais e o número de seções que funcionarão nestas comunidades serão divulgados nos próximos dias pela Justiça Eleitoral.

Segundo o juiz da 11ª zona, os principais objetivos desta descentralização é descongestionar o fluxo de eleitores na cidade; facilitar o acesso de eleitores rurais às urnas, principalmente os residentes nas comunidades localizadas na conhecida Região de Cima, e evitar despesas com deslocamentos.

E objetivando a realização de uma disputa limpa, sem violência e sem baixarias, Dr. Galdino Amorim também reuniu os representantes das coligações para orientá-los no tocante a algumas medidas proibitivas que serão adotadas para evitar choques e confrontos entre os partidários dos candidatos majoritários e proporcionais. Dentre as medidas proibitivas, estão: o consumo de bebidas alcoólicas nos comícios, realização de cavalgadas e de outros eventos envolvendo animais misturados com pessoas.

Também não serão permitidas ofensas de candidatos em palanques durante os comícios. “Tomamos estas medidas para evitar confrontos e acidentes”, declarou o juiz, que está preocupado com o nível da campanha este ano em Pão de Açúcar e Palestina, municípios integrantes da 11ª Zona Eleitoral. A representante do Ministério Público, Promotora de Justiça Martha Bueno, apoia a decisão tomada pelo juiz eleitoral Galdino José Amorim de Vasconcelos, para manter a ordem, a decência e a segurança durante a campanha. “Os candidatos que não cumprirem as determinações da Justiça Eleitoral, serão punidos”, finalizou o juiz.

Redução no eleitorado

Segundo informações colhidas junto ao Cartório Eleitoral da 11ª Zona, com a realização do recente recadastramento determinado pelo TSE houve uma redução significativa no número de eleitores de Pão de Açúcar e Palestina. Atualmente o município de Pão de Açúcar possui 15.615 eleitores e o de Palestina 3.493.

Segundo, ainda, o representante do Cartório Eleitoral, Marcos Roberto Santos, em Pão de Açúcar houve uma redução de 3.256 eleitores enquanto Palestina teve uma queda de 672 no eleitorado. Também em Pão de Açúcar 22 eleitores encontram-se suspensos por motivo de cumprimento de pena aplicada pela Justiça, já em Palestina nenhum eleitor encontra-se suspenso. Apenas uma pretensa candidata da Coligação A Força do Povo teve o seu pedido de inscrição indeferido. Ela é servidora pública e não se afastou da função no prazo legal.