Pão de Açúcar comemora o 43º aniversário dos símbolos oficias do Município

  • Redação
  • 15/09/2012 07:50
  • Helio Fialho

O Conselho Municipal de Desenvolvimento do Meio Rural Sustentável de Pão de Açúcar (CMDRS) comemorou, nesta sexta-feira (14), o 43º aniversário dos símbolos oficiais do Município. De autoria do sindicalista Pedro Lúcio Rocha, a bandeira contendo o brasão foi criada pela Lei Municipal nº 394, de 10 de julho de 1969, já o hino oficial do Município foi criado no dia 15 de setembro de 1969 através da Lei Municipal nº 399, sendo o autor dos dois projetos de leis o então vereador Pedro Lúcio Rocha. Os símbolos oficiais do município de Pão de Açúcar, a exemplo de Maceió e Marechal Deodoro, foi um dos primeiros a serem criados no estado de Alagoas.

Ao som dos hinos e dobrados executados pela Banda Sociedade Musical Guarani, a solenidade comemorativa foi realizada no auditório João Lisboa da Escola Municipal Maria Tavares Pinto e teve início às 10 horas da manhã, cujos trabalhos foram coordenados pelo presidente do CMDRS, o sindicalista Pedro Lúcio Rocha.

Com o auditório lotado de estudantes, educadores e trabalhadores rurais, a abertura oficial teve a participação de um grupo formado por alunos rurais e membros do Conselho responsável pela realização do evento. Durante a apresentação deste grupo os elementos representados na bandeira foram reverenciados. Também foram homenageadas personalidades municipais que vêm contribuindo para a melhoria da qualidade e fortalecimento da educação, com ênfase na Educação do Campo.

Dentre os homenageados estavam os educadores Robério Alves da Silva, Rosália Farias e Maria José Pastor (Zezé Pastor), sendo esta última, a diretora da Unidade Municipal de Ensino José Gonçalves de Andrade, do Povoado Machado, uma das destacas pelo Ideb este ano.
Esta unidade rural de ensino apresentou um resultado considerado excelente, isto é, obteve nota 4,6, considerando a nota padronizada de português e matemática 4,68, ficando, assim, acima da meta projetada para 2011 que era de 4,3. Segundo a avaliação do MEC, a escola cresceu 0,6 pontos percentuais em 2011, ficando 7% acima da meta prevista e com um crescimento de 15%, considerado um dos melhores índices do Nordeste.

Compuseram a mesa das autoridades, além do sindicalista e comendador Pedro Lúcio Rocha, Afrânio Jorge Viera(secretário municipal de Administração e representante do prefeito Jasson Gonçalves), Raildo Ferreira(coordenador do Fórum Permanente da Educação do Campo), Olga Ana de Castro Melo Ribeiro Pereira(representante da 8ª CRE), Jailton de Araújo (gerente da agência local do Banco do Brasil),Anísia de Oliveira da Silva(presidente do STR de Pão de Açúcar), Oscar Allan Gomes(secretário de jovens do STR), Cledilson das Chagas(coordenador de Educação do Campo de Pão de Açúcar) e o autor deste blog, dentre outras personalidades.
O palestrante do evento foi o professor Raildo Ferreira, ele que é, também, membro do Conselho Estadual de Educação de Alagoas. A preleção foi focado nas políticas públicas voltadas para a Educação do Campo.

As autoridades que fizeram uso da palavra destacaram em seus discursos a importância dos símbolos oficias para os filhos de Pão de Açúcar. Também foram destacadas as notas alcançadas por algumas unidades municipais de ensino na avaliação do IDEB divulgada pelo MEC este ano, principalmente a nota 4,6 conquistada pela Unidade Municipal de Ensino José Gonçalves de Andrade, localizada no Povoado Machado.

O presidente do CMDRS e autor dos símbolos oficiais de Pão de Açúcar, o sindicalista Pedro Lúcio Rocha, homenageou os professores “Zezé Pastor” e Rosália Farias pelo brilhante trabalho educacional desenvolvido na Unidade Municipal de Ensino José Gonçalves de Andrade. O sindicalista também destacou o importante apoio que o prefeito Jasson Silva Gonçalves vem dando ao ensino municipal e à educação do campo.

“Investir na educação, é investir no futuro de um povo. Não podemos deixar de reconhecer o importante trabalho que o prefeito Doutor Jasson vem realizando em prol da educação deste município, principalmente em favor da educação do campo”, disse Pedro Lúcio.

Já em seu discurso, o secretário Afrânio Jorge Vieira, destacou os investimentos que o prefeito Jasson Gonçalves vem fazendo no setor de educação municipal, principalmente no tocante à criação do PCC dos servidores da educação, a melhoria da qualidade da merenda escolar e do transporte escolar do município. O secretário ainda mencionou a vocação musical dos filhos de Pão de Açúcar e a importância dos símbolos oficiais criados por Pedro Lúcio Rocha.

O autor deste blog também fez uso da palavra para destacar o sentimento de amor que os filhos de Pão de Açúcar sentem pela Terra de Jaciobá e a importância da valorização dos símbolos oficiais do município (bandeira, brasão e hino). E como exemplo de amor à terra natal Pão de Açúcar, este blogueiro citou o nome do maestro Oracílio Ramos, um filho de Pão de Açúcar que integrou a Banda da Força Aérea Brasileira, em Salvador, na condição de oficial da Aeronáutica. Agora reformado, ele retornou para Pão de Açúcar, onde atualmente dedica o seu tempo como regente da centenária Banda Sociedade Musical Guarani, da qual fez parte durante um período da sua juventude.

CONFIRA ABAIXO

“HINO OFICIAL DO MUNICÍPIO DE PÃO DE AÇÚCAR”
Letra: Vereador Pedro Lúcio Rocha (com a colaboração do Pe. José Nascimento)
Música: Maestro Manoel Passinha

Eia! Avante, pão-de-açucarenses,
A procura do porvir,
Pois o solo em que nascemos
Terá que subsistir;


Estes montes circundantes
Nos convidam a galgar
As alturas fulgurantes
Do bem esmagando o mal;

Para frente, jubilosos
O sucesso procurar (REFRÃO)
Jesus Cristo Redentor
Garantia há de nos dar;

Nosso slogan: jubilosos
O sucesso procurar
Jesus Cristo Redentor
Garantia há de nos dar;

Nosso rio grande e tão sublime
Nosso povo tão gentil
Nesse solo venerado
Nessa plaga do Brasil;

Esta terra tão sublime
Nos convida a lutar
Salve, ó terra idolatrada
Por nome Jaciobá!

“DESCRIÇÃO DA BANDEIRA DO MUNICÍPIO DE PÃO DE AÇÚCAR”
Autor: Vereador Pedro Lúcio Rocha

“A bandeira do Município tem a sua composição de forma retangular, de cores verde, branco e azul celeste. No centro está contido o brasão, armas do Município que representa a autoridade do povo exercida pelo Governo Municipal. No brasão está inserido o Morro do Cavalete, que sobre ele está erguido o monumento de Jesus Cristo, o Redentor da humanidade, simbolizando a fé e a paz dos pão-de-açucarenses; e ainda as serras que circundam a Cidade Branca. Na composição aparece o rio São Francisco representando a vida humana que depende da água. Sobre ele está a canoa com seu respectivo pescador. Conta, ainda, três peixes, um pé de arroz, um pé de algodão que representam a economia do Município. Também consta o nome “Pão de Açúcar” e, ainda, os laços de fita cor de rosa representando os folguedos característicos: reisado, chegança, pastoril, coco de roda, capoeira e outros existentes no município de Pão de Açúcar. A cor verde representa os campos e as florestas onde canta a passarada, e a natureza perpetuamente em festa é um seio de mãe a transbordar carinho. A cor branca representa a paz. Vê-se o azul sem fim do firmamento transformando, assim, todo esse quadro belo e imenso que é a inspiração dos poetas e que nos convence da existência de Deus. A cor amarela representa o crepúsculo solar ao entardecer declinado sobre os horizontes, resplandecendo a luz que ilumina o dia e fertiliza todas as composições da natureza”. (fonte de pesquisa: livro “Gente do Meu Tempo”, de autoria de Helio Silva Fialho, 2004).