Projeto Rondon desenvolverá ações em Pão de Açúcar

  • Redação
  • 01/12/2012 09:51
  • Helio Fialho

O município de Pão de Açúcar receberá um grupo de universitários que fazem parte do Projeto Rondon. A vinda dos estudantes e professores está prevista para a segunda quinzena de janeiro de 2013. Segundo informações dos representantes do Rondon, no município de Pão de Açúcar e em outras localidades selecionadas nos estados de Alagoas e Sergipe, as ações serão realizadas entre os dias 19 de janeiro a 04 de fevereiro.

A proposta de trabalho está vinculada ao Conjunto B, que engloba as áreas de Comunicação, Meio Ambiente, Trabalho e Tecnologia, e tem como objetivo preparar futuros profissionais por meio do conhecimento de um Brasil distante de suas imaginações. As ações e as vivências realizadas no período de atuação no Projeto Rondon objetivam plantar uma semente que germinará frutos tanto para a comunidade quanto para os participantes rondonistas, os quais, deste modo, podem contribuir para um sonhado Brasil mais justo, mais humano e igualitário.

A Operação São Francisco, do Projeto Rondon, está voltada para os municípios de Alagoas e Sergipe, que se encontram em uma região cortada pelo rio São Francisco, mais precisamente na área de 120km para Norte ou para Sul do referido rio, sendo esses municípios carentes de recursos e que necessitam de ações de cidadania, bem-estar e desenvolvimento, com caráter sustentável e adequadas à realidade local.

Com o apoio do Ministério da Defesa, Forças Armadas, entre outros ministérios e organizações fundamentais, além de órgãos municipais, estudantes universitários e professores podem se tornar mais conscientes da grandiosidade de suas missões por meio da busca, com uma visão crítica e inovadora, de soluções assertivas para a melhoria da qualidade de vida das comunidades carentes.

No início do mês de outubro, dois representantes do Projeto Rondon estiveram na cidade de Pão de Açúcar e se reuniram com os representantes das secretarias municipais de Educação, Cultura, Comunicação, Meio Ambiente e Assistência Social, onde discutiram sobre as ações a serem desenvolvidas pelos rondonistas dentro do município.

Dentre as diversas ações e atividades que serão desenvolvidas pelos universitários junto à população, destacam-se: capacitação em planejamento participativo e gestão de projetos públicos, estratégias para a redução da mortalidade infantil, capacitação de multiplicadores em educação ambiental, oficina de papel reciclado, oficina de compostagem, oficina de cuidados corporais, oficina de confecção de biojóias e macramê, incentivo à leitura como prática de desenvolvimento infantil.

Também estão programadas oficina de pintura e desenhos (poetizar, fruir e conhecer a arte), roda de música popular, oficinas de construção de brinquedos de estimulação cognitiva e/ou psicomotoras com materiais recicláveis, criação e utilização de planilhas eletrônicas para pequenos negócios locais, capacitação de multiplicadores para orientação em economia doméstica, roda de conversa com grupo de gestantes, capacitação em boas práticas de manipulação de alimentos, aprendendo com a horta orgânica escolar, oficina de teatro de animação ou de objeto, oficina de fotografia.

Além destas atividades, a população de pão de Açúcar terá a oportunidade de participar de oficinas sobre a inclusão de pessoas com deficiência na escola e seu direito à cidadania, saúde como direito de todos, direitos e deveres da criança e do adolescente, os direitos e os deveres dos cidadãos, doenças sexualmente transmissíveis, uso de plantas medicinais, qualidade de vida na terceira idade, prevenção de doenças através da alimentação, alongamento como prática para relaxamento e manutenção da saúde e coisas que todo adolescente deve saber (sexualidade e dependência química).

Já no plano de ação de trabalho voltado para os pequenos produtores, o programa realizará as seguintes oficinas e ações: oficina de permacultura (agricultura ecológica), agricultura orgânica, importância do cooperativismo e agricultura e meio ambiente.

Projetos universitários

O projeto Rondon foi criado em 1967 pelo Governo Militar e durante as décadas de 1970 e 1980, permaneceu em franca atividade, tornando-se conhecido em todo o Brasil. No final dos anos oitenta, o Projeto deixou de receber prioridade no governo federal, sendo extinto em 1989. Em 2005, já com uma nova roupagem, o Projeto Rondon voltou a figurar na pauta dos programas governamentais, sendo atribuída a sua coordenação ao Ministério da Defesa. Desde então, o programa já levou mais de 12 mil rondonistas a cerca de 800 municípios.
Hoje o Projeto encontra-se em processo de consolidação, com uma procura cada vez maior pelas universidades e pelos universitários. O Rondon é mais que um projeto educacional, é uma poderosa ferramenta de transformação social, na medida em que conscientiza jovens que terão nas mãos o destino deste País e da importância do seu papel de protagonista na busca de uma sociedade mais justa.

Nos anos de 1970, o município de Pão de Açúcar recebeu pela primeira vez os universitários do Projeto Rondon, vindo a maioria dos rondonistas do Rio Grande do Sul. Entre os anos de 1989 e 2002, durante a gestão do prefeito Jorge Dantas, Pão de Açúcar recebeu os universitários da Unisol (Universidade Solidária), uma espécie de reedição do Projeto Rondon.

Oriundos dos estados de Rio Grande do Norte e São Paulo, apoiados pelo prefeito Jorge Dantas, na época, os universitários realizaram importantes ações envolvendo diversas comunidades urbanas e rurais, contribuindo significativamente para o engrandecimento da cultura pão-de-açaucarense, inclusive chegando a lançar um livro de poesias, cujo título da obra literária é “Coletânea de Poetas de Pão de Açúcar”, com exemplares impressos na gráfica da Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), em São José dos Campos, no estado de São Paulo.

A expectativa da população de Pão de Açúcar é que os universitários rondonistas, assim como os grupos que por aqui já passaram, possam realizar ações que venham contribuir para a melhoria das comunidades carentes.