Jorge Dantas é diplomado prefeito em solenidade bastante concorrida

  • Redação
  • 20/12/2012 16:06
  • Helio Fialho

Numa solenidade bastante concorrida, nesta quarta-feira (19), o prefeito eleito Jorge Dantas foi diplomado pela Justiça Eleitoral. A solenidade teve início às 10 horas e 30 minutos, no auditório da FASVIPA, e foi presidida pelo juiz eleitoral Bruno Aciole Araújo. Ao lado do juiz participou a promotora de justiça Martha Bueno, ela que representa o Ministério Público na Comarca de Pão de Açúcar. O cerimonial foi coordenado pela chefe do cartório eleitoral Vanine Marsiglia Dórea. Além de Jorge Dantas, o vice-prefeito Marco Tavares e os vereadores eleitos e os três suplentes mais votados de cada coligação também foram diplomados.

Do município de Palestina, somente os vereadores eleitos e os três primeiros suplentes de cada coligação foram diplomados, sendo suspensa a diplomação do prefeito eleito Alberto Barbosa (Beto), segundo o juiz Bruno Aciole, em razão da Ação de Impugnação de Registro de Candidatura (AIRC), impetrada pela representante do MPE, Promotora Martha Bueno, que pede a impugnação da Chapa de Alberto Barbosa (Beto), em razão de diversas irregularidades cometidas pela coligação da qual faz parte o referido candidato. Segundo, ainda, o juiz da 11ª Zona Eleitoral, o processo encontra-se em fase de análise e nos próximos dias ele decidirá sobre o caso.

O prefeito Jasson Silva Gonçalves e diversas autoridades e lideranças municipais, além de eleitores e simpatizantes das autoridades diplomadas, compareceram à solenidade. A futura primeira dama Soraya Omena chegou ao local do evento ao lado do esposo Jorge Dantas e do amigo Elson Madureira, e fez parte do público que prestigiou a terceira diplomação de Jorge Dantas, na qualidade de prefeito de Pão de Açúcar.

A mesa das autoridades foi composta pelo juiz Bruno Aciole, promotora de Justiça Martha Bueno, prefeito Jasson Gonçalves, prefeito diplomado Jorge Dantas, vereadora Branca Andrade (a mais votada de Pão de Açúcar), vereador Dino César do Nascimento (o mais votado de Palestina), monsenhor Petrúcio Bezerra de Oliveira (diretor da FASVIPA) e Dr. Francisco Araújo Dantas (promotor de Justiça aposentado e pai do prefeito diplomado).

Durante a solenidade, cinco autoridades discursaram para o público presente: o juiz Bruno Aciole, a promotora Martha Bueno, o prefeito diplomado Jorge Dantas, a vereadora mais votada de Pão de Açúcar Branca Andrade e o vereador mais votado de Palestina Dino Lins. Em seu discurso a representante do MP parabenizou o juiz, a chefe do cartório eleitoral, os diplomados e destacou, ainda, a importância da parceria entre o Ministério Público e o Poder Executivo Municipal. “O Ministério Público não é um gabinete de santa inquisição e não é amigo e inimigo de ninguém, ele é um parceiro”, disse a promotora.

Já o juiz Bruno Aciole destacou, em seu discurso, o papel da Justiça Eleitoral e a responsabilidade do político que exerce mandato eletivo. “A Justiça fez a sua parte, cabe aos senhores fazerem a parte que vos compete: cuidar bem dos cidadãos e da cidade“, disse o magistrado. O juiz Bruno Aciole ainda falou sobre a importância dos diplomados cumprirem as leis durante o exercício de seus mandatos. “Obedecer a Constituição e as leis é o melhor caminho de respeitar o povo que lhes elegeu”, finalizou o juiz.

O prefeito diplomado destacou, dentre os assuntos abordados em seu discurso, as dificuldades que ora passa o município de Pão de Açúcar em razão da grande estiagem que castiga a região. Também falou que as portas da Prefeitura não estarão abertas para aqueles que só pensam em explorar os cofres do Município, pois cumprirá o seu mandado com lisura.

Jorge Dantas falou, ainda, sobre as despesas que a Prefeitura fará com a realização da tradicional Festa de Bom Jesus dos Navegantes, evento que acontecerá logo nos dias seguintes a sua posse como prefeito de Pão de Açúcar, e que prefere gastar o dinheiro da Prefeitura com água e outras ações para matar a sede da população rural que sofre com os efeitos da seca, a gastar com festas caras que comprometem o orçamento do Município. Prometo cumprir o meu papel com lisura e reitero o meu compromisso com todos. Feliz Natal e um Ano Novo de muita glória!”, finalizou Jorge Dantas.

A vereadora Branca Andrade, representando todos os vereadores diplomados de Pão de Açúcar, destacou o seu compromisso de continuar trabalhando em prol do povo de sua terra. “Salve o povo de Pão de Açúcar! Salve Jorge!”, finalizou Branca Andrade. Já o vereador Dino Lins conclamou os demais colegas eleitos a lutarem por uma Palestina melhor. Logo após a solenidade, os diplomados foram cumprimentados por eleitores, amigos e familiares que prestigiaram a solenidade.

O prefeito Jorge Dantas, o vice-prefeito Marco Tavares e os vereadores eleitos de Pão de Açúcar tomarão posse, segundo o assessor Elson Madureira, no próximo dia 1º de janeiro, com um culto evangélico, na Igreja sede da Assembléia de Deus (às 16 horas), uma missa na Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus (às 17 horas) e a solenidade de transmissão de cargo, no Iate Clube Pão de Açúcar (às 19 horas).

Os 11 vereadores diplomados para o Legislativo de Pão de Açúcar são: Aloísio Barbosa Ribeiro, Ana Dayse Maia Santana da Silva, Branca Andrade, Diego Correia Slva, Edson Lira Rodrigues, Eliezer Barbosa de Farias, Jeovex Pereira Moura, Isabel Gomes Pereira, Nilson Soares Albuquerque, Tereza de Cássia Luz Brito, Venerino Oliveira Filho. Já os edis diplomados para a Câmara Municipal de Palestina são: Dino César do Nascimento, José Francisco dos Anjos Nogueira, Luciano Lucena de Farias, Geraldo Joaquim de Carvalho, Damião da Silva Gonçalves, Onofre Costa da Silva, Cláudio da Silva Faleiro, Elenilson Paz de Lira e ronaldo de Cássio da Silva (Tostoio).