Pão de Açúcar: público superlota Iate Cube para assistir a posse do prefeito Jorge Dantas

  • Redação
  • 02/01/2013 12:35
  • Helio Fialho

Numa solenidade muito concorrida, onde o público superlotou o Iate Clube Pão de Açúcar, o novo prefeito do Município, Jorge Dantas, foi empossado, na noite desta terça-feira (1º), e ascende pela terceira vez ao cargo de prefeito de Pão de Açúcar, um privilégio antes só alcançado pelo líder político pão-de-açucarense, já falecido, Augusto de Freitas Machado.
A sessão solene de posse foi presidida pela vereadora Branca Andrade, ela que foi a mais votada na última eleição para composição dos novos representantes da edilidade de Pão de Açúcar. No mesmo evento, o vice-prefeito Marco Tavares e onze vereadores também foram empossados.

No intervalo entre as sessões de posse e da eleição da mesa diretora do Legislativo Municipal, aconteceu a transmissão de cargo, onde o ex-prefeito Jasson Silva Gonçalves passou a faixa de prefeito para o seu primo e amigo Jorge Dantas. O público aplaudiu de pé o ex-prefeito e o novo prefeito da Terra de Jaciobá.

Em seu discurso de despedida, o ex-prefeito Jasson Gonçalves discorreu sobre as principais ações realizadas na sua gestão, agradeceu nominalmente a todos os seus assessores, a sua família e aos políticos que o apoiaram durante o seu mandato, dentre esses, o governador Teotônio Vilela Filho, os senadores Benedito de Lira e Renan Calheiros, os deputados Inácio Loiola, Fernando Toledo, Joaquim Beltrão e Célia Rocha, aos secretários de estado Álvaro Machado e Alexandre Toledo.

O ex-prefeito falou, também, que a crise vivida pelo hospital de Pão de Açúcar não foi por sua culpa, mas por culpa da política desastrosa de saúde dos governos Lula e Dilma Roussef. “Eu desafio alguém me mostrar um hospital público que não esteja passando por crise em nosso País”, disse Jasson.

Ao final do seu discurso, o ex-prefeito elogiou a capacidade administrativa do seu sucessor. “Jorge Dantas é o maior prefeito que Pão de Açúcar já viu”, concluiu Jasson que, logo após o seu discurso, foi aplaudido de pé pela multidão e cumprimentado calorosamente pelo novo prefeito.

Já em seu discurso, Jorge Dantas teceu agradecimentos aos eleitores, aos partidos políticos que o apoiaram, às pessoas que trabalharam na sua campanha, aos candidatos a vereador, aos filhos e demais membros da família e, em especial, à esposa e primeira dama Soraya Omena Dantas. “Vamos juntos continuar a nossa história de vida”, disse Dantas.

Sobre as questões administrativas, o novo prefeito discorreu sobre os grandes desafios que tem pela frente e sobre a necessidade de adequar, modernizar e tornar eficiente a máquina administrativa municipal, destacando inclusive o sofrimento da população rural em consequência da devastadora seca que castiga toda a região. “É uma crueldade o que está acontecendo no Sertão”, disse Jorge, que prometeu combater os efeitos da estiagem e levar água para quem está passando sede.

Ele ainda falou sobre o perfil das pessoas que comporão a sua equipe de governo e destacou, também, a importância de unir trabalho e tecnologia objetivando alcançar o progresso social que Pão de Açúcar precisa. “Formarei uma equipe dotada de condições técnica e política e os que colocarem os seus interesses pessoais acima de tudo, ficarão muito decepcionados porque este será um governo para servir e não para ser servido. Farei um governo para as próximas gerações e não para as próximas eleições”, enfatizou o novo prefeito.

Apesar da grande expectativa do público com relação ao anúncio do novo secretariado, Jorge Dantas não anunciou os nomes que farão parte da sua equipe de governo. “Deixo ainda de anunciar os cargos porque alguns serão criados e outros extintos, pois a estrutura administrativa será reformada e adequada à realidade do Município. Estou seguro, aceito o desafio e assumo a responsabilidade. O trabalho começa agora. Muito obrigado e viva Pão de Açúcar”, finalizou Jorge Dantas. Depois da solenidade foi servido nas dependências do Iate Clube um coquetel ao público presente e um show musical foi realizado na Praça da Matriz.

Outros oradores

Durante a solenidade de posse outros oradores também fizeram uso da palavra, dentre esses, o vice-prefeito Marco Tavares, os vereadores Branca Andrade, Dyego Correia, Eliezer Farias, Aloísio Ribeiro, Vevé, Cabo Véio, Tereza Brito e Edson Lira, o líder sindical Pedro Lucio Rocha e o pastor Manoel Farias (Igreja Assembleia de Deus).

Mesa Diretora

Durante a solenidade, aconteceu a eleição da mesa diretora da Câmara Municipal, para o biênio 2013/2014, e os eleitos por unanimidade dos onze edis presentes foram: Edson Lira (presidente), Branca Andrade(vice-presidente), Tereza Brito(1ª secretária), Eliezer Farias(2º secretário). O vereador Diego Correia foi escolhido pelo prefeito Jorge Dantas para ser o líder do governo na Câmara Municipal.

Banda Guarani

A renomada e quase centenária Banda Sociedade Musical Guarani sob a regência do maestro Horacílio Ramos abrilhantou a solenidade de posse e, de uniforme novo, deu um verdadeiro show, graças aos talentosos jovens que aprenderam as notas musicais na escola da referida banda.

Convidados ilustres

Além de lideranças comunitárias e centenas de eleitores, diversos convidados ilustres prestigiram a cerimônia de posse, dentre os quais destacamos: a primeira dama do Município Soraya Omena Dantas, a pecuarista Cira Dantas(mãe do prefeito empossado), os doutores Chico Dantas(pai do prefeito empossado), Antonio Dantas, Francisco Dâmaso Dantas, José Antonio Gonçalves, Hebe Rossana, Mariana Pascoal Gonçalves, Rosele Souto, Rosângela Souto, Maria Dantas, José Cláudio Sena, Silvia Dantas, Ibrahim Range, André dos Anjos, Vítor Gonçalves, Álvaro Otávio Vieira Machado, Eraldo Cruz Almeida, Cícero Almeida da Silva, José Vicente Neto, Diomédes Rodrigues, empresária Zélia Gonçalves, gerente geral Elusival Silva Santos (agência da Caixa Econômica Federal de Pão de Açúcar), sindicalista Pedro Lúcio Rocha, pastor Manoel Farias (Assembléia de Deus), professor Afrânio Jorge Vieira, ex-secretária Valéria Rezende, artista Jurandir Bozo, além dos líderes políticos Reginaldo Lira, Flavinho Almeida, Jairo de Dayse e Cacau Machado.