Governador vem a Pão de Açúcar trazer ajuda às vítimas da grande seca

  • Redação
  • 19/01/2013 10:18
  • Helio Fialho

Nesta sexta-feira (18), o governador de Alagoas (18) o município de Pão de Açúcar recebeu a visita do governador Teotônio Vilela Filho. Dentre as autoridades que compunham a comitiva do chefe do executivo alagoano estavam o vice-governador José Thomaz Nonô, o secretário estadual de agricultura José Marinho e o deputado estadual Inácio Loiola. Todos foram recepcionados pelo prefeito Jorge Dantas, pelo vice-prefeito Marco Tavares e outras autoridades municipais. O helicóptero trazendo o governador de Alagoas posou pontualmente ao meio dia na cidade de Pão de Açúcar. Logo após todos seguiram para o Porto das Almas, ao lado da estação de captação de água Adutora do Sertão.

No Porto das Almas as autoridades municipais e estaduais foram recebidas ao som da tradicional Banda Sociedade Musical Guarani da terra de Jaciobá. . Não houve discurso durante a solenidade inaugural, mas o governador, o vice-governador, o secretário José Marinho, o prefeito Jorge Dantas e o deputado Inácio Loiola concederam entrevistas à imprensa que se encontrava presente.

Ladeado pelo prefeito Jorge Dantas e pelo vice-prefeito Marco Tavares o governador Teotônio Vilela abriu a torneira do sistema e abasteceu um dos caminhões-pipa que se encontravam no local aguardando o abastecimento. No momento da chegada do governador, a cidade de Pão de Açúcar encontrava-se sem acesso aos sistemas de telefonia e internet, o que impossibilitou a cobertura ao vivo da solenidade pelas emissoras de rádio e sites.

Em entrevista concedida às reportagens da Rádio Difusora de Maceió e do Minuto Sertão, o governador falou sobre as ações que ele vem realizando nas regiões atingidas pela seca com o objetivo de ajudar às famílias rurais a conviverem com o fenômeno da estiagem. “Nos próximos dias estaremos inaugurando um trecho de 65 quilômetros do Canal do Sertão, onde contaremos com a presença da Presidente Dilma Roussef. Além de tantas outras obras que já estamos construindo e outras que ainda haveremos de construir porque já estão planejadas para os próximos meses estão a ampliação de algumas adutoras”, disse Teotônio Vilela.

Já o prefeito Jorge Dantas, na sua entrevista, demonstrou muita preocupação com os munícipes rurais, principalmente aqueles que estão sofrendo com os efeitos da seca. O prefeito falou, ainda, das ações emergentes que o governo municipal vem realizando com o objetivo de levar água potável para as comunidades que ainda não são dotadas de um sistema de água encanada. “A população rural não está morrendo de sede, mas está passando sede, pois a ajuda que temos levado para os moradores rurais ainda não é suficiente para atender as suas reais necessidades e a grande demanda. Precisamos fazer muito mais por todos aqueles que estão sofrendo, pois não lembro de ter alcançado uma seca tão grande como esta que aí está castigando os nossos irmãos sertanejos”, disse Jorge Dantas.

O prefeito de Pão de Açúcar também falou das dificuldades financeiras que o Município vem enfrentando em decorrência das inevitáveis despesas extras efetuadas com o abastecimento de água nas ações emergenciais realizadas pelo governo municipal, a partir do chamado “mutirão da água”, já que a operação de abastecimento da Defesa Civil não atende todas as necessidades da população rural de Pão de Açúcar porque atua em mais de 35 municípios que já decretaram estado de emergência no Sertão, Agreste e região da bacia leiteira de Batalha. “Se não chover o suficiente nos próximos dias e a seca continuar castigando o nosso município, a Prefeitura poderá deixar de realizar o Carnaval, pois a festa pode esperar, já as pessoas que estão sofrendo não podem esperar e precisam ser ajudadas imediatamente. Em toda a minha vida nunca vi uma seca como esta”, concluiu Jorge Dantas.

Os números governo

Ao todo são 220 caminhões-pipa que abastecem 120 mil pessoas. Até agora a Casal já liberou 700 milhões de litros de água para mais de 1.010 comunidades rurais de Alagoas. O Governo de Alagoas já investiu até agora com recursos próprios cerca de 2.000.000 milhões de reais em ações emergenciais nos municípios atingidos pela grande estiagem. Os municípios visitados no dia de ontem pelo governador Teotônio Vilela Filho foram Cacimbinhas, Batalha, Pão de Açúcar e Poço das Trincheiras, sendo que em Pão de Açúcar a comitiva fez uma pequena parada para almoçar.

Chuva

Apesar de nesta sexta-feira (18) à noite ter chovido em alguns municípios sertanejos, inclusive em Pão de Açúcar, as ações emergenciais dos governos municipal e estadual continuam, pois os efeitos nocivos da seca permanecem atingindo os moradores rurais. O céu de Pão de Açúcar continua nublado e o mormaço continua a impor uma forte temperatura na “Terra do Sol”. A expectativa é de que a chuva volte a cair no final da tarde deste sábado(19) e durante o final de semana.

Primeira mulher na OAB de Arapiraca

Aconteceu na noite desta quinta-feira (17), a cerimônia de posse da nova diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil, subseção Arapiraca, no fórum estadual da cidade, no Bairro Santa Edwiges. Estiveram presentes figuras ilustres, dentre essas, o presidente da seccional da (OAB-AL), Thiago Bomfim, o deputado estadual Ricardo Nezinho, o promotor público Geraldo Magela Pirauá, o juiz de Direito Giovani Jatubá, a procuradora do município de Arapiraca, Maryny Alves, o advogado e ex-presidente da subseção, advogado José Ventura, e outras autoridades políticas, membros honorários da Ordem e representantes de instituições de ensino superior.

A primeira mulher presidente da OAB de Arapiraca, sapiente advogada Cláudia Lany, no dia 23 de novembro do ano passado, venceu as eleições por 107 votos contra 88 votos da sua principal adversária Mariny Alves. Na próxima semana, com data ainda a ser confirmada, a nova presidente Cláudia Lany dará posse aos presidentes e membros das comissões da referida entidade, destacando-se entre os futuros empossados, o jovem e competente advogado Dr. Tarcísio Carlos Alves de Menezes, ele que em breve estará ocupando, também, uma cadeira no Conselho Municipal de Trânsito de Arapiraca, representando a OAB. Desejamos a todos estes juristas, sucesso em seus respectivos cargos, pois a próspera “Terra de Manoel André” precisa crescer, também, intelectualmente.