Pão de Açúcar: abertura oficial da folia é hoje com desfile do Rei Momo e Rainha do Carnaval pelas ruas da cidade

  • Redação
  • 08/02/2013 12:13
  • Helio Fialho

Terá início, nesta sexta-feira (8), às 19 horas, a abertura oficial dos festejos carnavalescos na cidade de Pão de Açúcar. Fazem parte da programação de hoje o tradicional desfile do Rei Momo e Rainha do Carnaval 2013 com a participação de diversos blocos carnavalescos e a banda de frevo da Sociedade Musical Guarani sob a regência do maestro Oracílio Ramos. O prefeito Jorge Dantas e o vice-prefeito Marco Tavares também desfilarão ao lado das majestades momescas.

A concentração dos foliões será na praça em frente ao SAMU, tendo como ponto de chegada o coreto da Praça da Matriz, ocasião em que o prefeito Jorge Dantas fará a entrega simbólica da chave da cidade ao Rei Momo e do cetro à Rainha do Carnaval. E às 22 horas, no Iate Clube Pão de Açúcar, será realizado o 14º Baile a Fantasia, abrilhantado pela Orquestra de Frevo Jaciobá sob a regência do maestro Petrúcio Ramos. Este baile promovido pela Bloco Buscapé e com o apoio da Prefeitura Municipal de Pão de Açúcar representa o resgate do antigo carnaval de clube de Pão de Açúcar.

O Rei Momo mais uma vez será o servidor público (Sevosp) Carleano da Silva Cruz (Loló),  com 32 anos e pesando 115 quilos. Ele desfilará pelo terceiro ano consecutivo. Já a Rainha 2013, a jovem pão-de-açucarense Sarah Mártires Andrade, 19 anos, reside atualmente no estado da Paraíba, desfilará pela primeira vez nessa festa carnavalesca. Ela já foi a “Rainha do Abacaxi”, na cidade de João Pessoa e já possui experiência em desfiles de beleza.

Apesar da Prefeitura este ano não realizar o carnaval de palco, por decisão unânime de uma comissão mista formada por representantes do governo municipal e de blocos carnavalescos, 47 blocos estarão recebendo durante o dia de hoje, na tesouraria da Prefeitura, ajuda financeira de acordo com o número de componentes informado oficialmente à comissão organizadora.

A Prefeitura Municipal também está ornamentando um trecho da Avenida Bráulio Cavalcante, Praça Moreno Brandão e o coreto da Praça da Matriz, além de ter contratado a banda de frevo da Sociedade Musical Guarani para promover dois dias de muito frevo em plena praia do Velho Chico. No domingo (10) haverá o tradicional “ banho de rio a fantasia” com as presenças de blocos e foliões vindo de outras cidades. Já na terça-feira (12) haverá “frevo e banho de rio”, ambos os eventos terão início às 10 horas da manhã. Também no domingo à tarde, com início previsto para as 16 horas, será realizada uma tarde carnavalesca infantil, no Iate Clube Pão de Açúcar, abrilhantado pela Orquestra de Frevo Jaciobá.

A cidade de Pão de Açúcar mais uma vez terá um animadíssimo festejo carnavalesco com o desfile de 47 blocos pelas ruas da cidade durante os quatro dias que seguem o calendário oficial brasileiro, além do tradicional carnaval de clube. A não realização do carnaval de palco deve-se ao momento não satisfatório vivido pela Prefeitura Municipal de Pão de Açúcar conforme já foi amplamente divulgado pela imprensa.

Mas o clima carnavalesco começou mais cedo na Terra de Jaciobá: terça-feira (5) aconteceu o desfile do Bloco do CRAS pelas ruas da cidade. Ontem (7) foi a vez do Bloco do Pó contagiar a cidade com muita animação e hoje às 15 horas será a vez do desfile do Bloco da Escola Municipal Maria Tavares Pinto, formado por alunos, professores e funcionários daquela unidade.

Certamente no próximo ano o governo municipal trará de volta o carnaval de palco com uma estrutura adequada para atender aos foliões, isto é, contratação de palco, bandas, banheiros químicos e segurança para os participantes, embora seja necessário repensar se vale a pena gastar uma quantia superior a R$ 150 mil reais para alimentar exclusivamente o ego de no máximo 300 foliões, cuja folia é desprovida de policiais na rua, além de deixar becos e outras vias públicas transbordando de urina, lotados de jovens menores consumindo drogas ilícitas, caindo uns sobre os outros ou estendidos com a cara na sarjeta, num espetáculo nefasto conotado por convulsões e vômitos desses dependentes químicos.

O Carnaval é considerado o maior evento folclórico do Brasil. A tristeza, a miséria, as brigas e outros fatores negativos não devem fazer parte deste cenário de alegria e de animação. Por isso, urge repensar os festejos carnavalescos de Pão de Açúcar. O MP, o Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente, a Polícia Militar, a Polícia Civil e outras instituições públicas precisam apoiar a Prefeitura Municipal de Pão de Açúcar na organização do Carnaval e de outras festas populares que venham acontecer na cidade, pois os tempos mudaram, a sociedade evoluiu e os problemas estão surgindo com maior intensidade.

Se a palavra da moda é parceria, não se admite nos dias de hoje o ônus ficar sozinho para o Executivo Municipal. Se cada um fizer a sua parte, indiscutivelmente o êxito será alcançado. Esta é a opinião sincera deste blogueiro.