Pão de Açúcar ganha clínica para tratamento de dependentes químicos

  • Redação
  • 06/03/2013 12:24
  • Helio Fialho

A cidade de Pão de Açúcar está prestes a inaugurar a única clínica localizada no Sertão de Alagoas, para tratamento de dependentes químicos. O projeto faz parte do Instituto Sertanejo de Apoio ao Ser através de sua unidade operacional CLISADEQ – Clínica Sertaneja de Apoio ao Dependente Químico, que tem como presidente o psicólogo e professor Diomedes Rodrigues Junior, ele que é um especialista no tratamento de pessoas com dependência química. O vice-presidente da unidade é o especialista em Terapia de Família e bacharel em Direito Helio Silva Fialho.

O objetivo da clínica, que tem previsão para ser inaugurada até a segunda quinzena de março deste ano, é oferecer internação e tratamento para pessoas dependentes químicos, isto é, indivíduos que precisam de tratamento para deixar o vício das drogas, como também, atender às famílias e prepará-las para lidar com essas pessoas.

Durante o período de internação na clínica, os pacientes receberão a assistência de alguns profissionais das áreas de psiquiatria, psicologia, terapia ocupacional, enfermagem, assistência social, dentre outras, com o objetivo de resgatar a dignidade e a capacidade de conviver em sociedade do usuário de drogas.

Segundo o psicólogo e presidente da entidade, Diomedes Rodrigues Junior, o tratamento da dependência química precisa ser feito com o apoio e a participação não só da equipe profissional da clínica, mas, também, com a ajuda e participação da família e dos órgãos públicos e privados, pois esses dependentes químicos precisam ser vistos como pessoas doentes que precisam de tratamento e não como marginal. “O problema da dependência química atinge o Brasil como um todo. E por Pão de Açúcar ser uma partícula deste País, resolvemos trabalhar no resgate desses cidadãos”, disse o presidente Diomedes.

A unidade operacional CLISADEQ funcionará no Sítio Santa Cruz, zona rural de Pão de Açúcar, com capacidade inicial para 30 leitos e com adequações atendendo as exigências do Ministério da Saúde.

Se as famílias sertanejas estão sofrendo com os efeitos devastadores causados pelas drogas, agora chegou o momento de atenuar esse sofrimento, pois esta clínica inédita no Sertão alagoano veio para oferecer a possibilidade de tratamento, bem como ajudar essas famílias nessa luta desleal contra o mundo ilusório das drogas. Mais informações os interessados devem manter contato com os telefones: (82) 9656-3261(Presidência) /// 9996-7842 (Presidência) /// 9996-3291(vice-presidência) /// 9984-9242(Tesouraria) /// 9317-0261(Secretaria). E-mail: [email protected].