Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é lançado em Pão de Açúcar

  • Redação
  • 13/03/2013 20:53
  • Helio Fialho

Ascom - Pão de Açúcar

A Secretaria Municipal de Educação do Município de Pão de Açúcar lançou oficialmente, nesta quarta-feira (13), no Município, o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. A solenidade teve início às 09 horas e 30 minutos e encerramento às 12 horas. O programa financiado pelo Governo Federal através do MEC está fundamentado no Decreto nº 6.094, de 24/04/2007, que define, no inciso II do Artigo 2º, a responsabilidade dos entes governamentais de alfabetizar as crianças até, no máximo, os oitos anos de idade, aferindo os resultados por exame periódico específico. E a Meta 5 do Projeto de lei que trata sobre o Plano Nacional de Educação também reforça este aspecto ao determinar a necessidade de alfabetizar todas as crianças até, no máximo, os oitos anos de idade.

Segundo a coordenadora geral do Pacto, professora Joseane Rodrigues de Oliveira, aproximadamente 2.500 alunos e 69 professores do 1º ao 3º ano estão envolvidos no Programa Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) cujo objetivo é a alfabetização em Língua Portuguesa e Matemática, até o 3º ano do Ensino Fundamental, de todas as crianças das escolas municipais e estaduais brasileiras.

Os municípios que aderem ao Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa recebem do MEC conjuntos de materiais específicos para alfabetização, tais como: livros didáticos( entregues pelo PNLD) e respectivos manuais do professor; obras pedagógicas complementares aos livros didáticos e acervos de dicionários de Língua Portuguesa; jogos pedagógicos de apoio à alfabetização, didáticos e pedagógicos

A solenidade foi realizada no auditório João Lisboa, da Escola Municipal Braúlio Cavalcante, e contou com a presença de diversos diretores de escolas, orientadores educacionais, professores, além de representantes de órgãos públicos e entidades representativas, dentre esses: o vice-prefeito Marco Tavares, a secretária municipal de Educação, Ida Vanderlei Tenório, e Rosicleide Souza, sendo esta última, a representante do sindicalista e comendador Pedro Lúcio Rocha. Em virtude de compromissos inadiáveis agendados previamente, o chefe do Executivo municipal não pôde comparecer, porém foi representado pelo vice-prefeito Marco Tavares.

Durante a solenidade, além de outros oradores, a orientadora Mirian Silva Lima, a coordenadora Joseane Rodrigues Oliveira, o secretário adjunto de Educação, Helio Silva Fialho, a secretária municipal de Educação, Ida Vanderlei Tenório, e o vice-prefeito Marco Tavares fizeram uso da palavra, destacando, inclusive, os avanços conquistados nos últimos quatro anos e o compromisso que o atual gestor municipal tem para com a educação de Pão de Açúcar. “A melhoria da qualidade do ensino fundamental é uma das prioridades do prefeito Jorge Dantas”, disse Marco Tavares.