Pão de Açúcar: prefeito Jorge Dantas autoriza construção do primeiro calçadão

  • Helio Fialho
  • 25/03/2013 04:01
  • Helio Fialho

O prefeito Jorge Dantas autorizou, no início desta semana, a construção do primeiro calçadão da cidade de Pão de Açúcar. O projeto foi elaborado durante a gestão anterior e somente agora será executado com recursos do próprio município, isto é, com dinheiro oriundo da arrecadação do IPTU e de outras receitas municipais.

 A obra que será construída na Travessa João Antonio dos Santos, conhecida como “Beco da Padaria”, em pleno centro da cidade, dá acesso à orla fluvial e está orçada em R$ 100.000,00. Com a construção do calçadão, a cidade ficará mais embelezada e organizada, além de ganhar um espaço para as pessoas circularem com mais segurança e tranquilidade e livres dos perigos do trânsito.

O governo municipal também pretende transformar em calçadão um trecho da Rua Coronel Manoel Antonio Machado, conhecido popularmente como “Beco de Manoelito”, também localizada no centro, objetivando facilitar a vida dos transeuntes e melhorar o aspecto físico da área urbana, já que a cidade possui classificação turística dada pelos órgãos governamentais de turismo do Estado e União.

Diferentemente de outras cidades, Pão de açúcar possui um perímetro urbano muito plano e convidativo para a prática de caminhadas, passeios ciclísticos e outras atividades que contribuem para melhorar o condicionamento físico das pessoas.

Segundo dados do Instituto de Geografia e Estatística – IBGE – a altitude da cidade é de 19 metros e coordenadas geográficas de 09° 44’ 52” de latitude sul e 37° 26’ 13” de longitude oeste. A sede do município fica distante 240 quilômetros da Capital alagoana e o acesso a partir de Maceió é feito através das rodovias pavimentadas BR 316, BR 101, AL 220 e AL 130.

Por um erro do IBGE cometido durante o Censo 2010, quando registrou as informações populacionais das comunidades rurais Poço do Sal e Chifre do Bode para o vizinho município de Palestina, a população de Pão de Açúcar foi reduzida para 23.809 habitantes, porém uma ação movida na Justiça pelo governo municipal de Pão de Açúcar tenta fazer o IBGE corrigir o erro cometido, o qual tem provocado uma considerável redução na receita mensal do FPM.  

A população urbana de Pão de Açúcar é de 10.571 habitantes, isto significa que 44,40% dos moradores do município estão concentrados na cidade. O Município está localizado no semiárido e durante o verão a temperatura pode chegar a 46° e, por esta razão, é considerada a terceira cidade mais quente do Brasil.

Viagem a Brasília

O prefeito Jorge Dantas viajou a Brasília, no início da semana passada, em busca de ajuda financeira para combater os efeitos da seca. Da Capital Federal o chefe do Executivo municipal concedeu, por telefone, uma entrevista ao radialista Jairo Ribeiro (Rádio Jaciobá FM) e fez um balanço de sua viagem. Depois de ter participado de uma audiência com o Ministro Fernando Bezerra, da Integração Nacional, ele e outros prefeitos alagoanos, retornaram  otimistas no tocante a algumas ações emergenciais que serão executadas no combate aos efeitos da pior seca dos últimos cem anos, com o apoio dos governos federal e estadual. Desde o seu primeiro dia de mandato, em 1º de janeiro deste ano, o prefeito Jorge Dantas tem viabilizado diversas ações para ajudar a população rural de Pão de Açúcar, que vem sofrendo com a prolongada estiagem.